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Supermercados e agricultores vão começar a racionar alimentos (Foto: Arquivo)

Marcas brancas sobem na preferência dos portugueses

Os portugueses estão a comprar, novamente, mais produtos de marcas brancas.

Segundo dados da Nielsen, citados pelo Dinheiro Vivo, referentes ao primeiro trimestre deste ano, os produtos das marcas de distribuição e de primeiro preço subiram de 33,3% em 2016 para 34,5% nos primeiros três meses de 2017. Ainda assim, não atingiram os valores de 2012, altura em que as compras dos portugueses trazia 37% de produtos de marca branca.

Ao todo, as vendas de bens de grande consumo cresceram 1,6% para um total de 1.841 milhões de euros.

Os mesmos dados mostram um crescimento da preferência pelo comércio tradicional, a valer 8% do comércio total, apesar de atualmente a estatística do comércio tradicional englobar também as cadeias de proximidade dos grandes grupos de distribuição, como as lojas Amanhecer, Meu Super ou Clarel.

No que respeita aos produtos, o consumo cresce em quase todas as categorias, com destaque para as bebidas (4,7%) e para a higiene do lar (4,3%). Apenas o item de mercearia de laticínios não cresceu, mantendo-se estável.

Os artigos de higiene pessoal são a categoria onde o crescimento das marcas brancas é maior, num total de 8,1% face ao período homólogo do ano passado.