Home / Sustentável / Marrocos é alvo para empresas portuguesas de energias renováveis

Marrocos é alvo para empresas portuguesas de energias renováveis

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, aponta o facto de Portugal apostar em energias renováveis como “um fator diferenciador”. Considera ainda que os projetos desenvolvidos com Marrocos podem ser vistos como uma boa oportunidade de investimento para as empresas portuguesas de operam no setor das energias renováveis.

 

“Temos afirmado Portugal como um destino com uma natureza interessante. Hoje em dia os turistas estão a exigir mais e queremos aproveitar cada vez mais esse potencial. Os turistas que nos visitam estão a consumir energia renovável.”

“Temos já hoje uma eficiência ambiental bastante interessante e estamos a trabalhar na eficiência energética não só na indústria, mas também no turismo para reforçar cada vez mais esta componente de sustentabilidade ambiental que pode ser uma marca diferenciadora de outros países e também de Portugal”, afirmou o ministro, em declarações ao Dinheiro Vivo.

Discutir a sustentabilidade ambiental no turismo em Marrocos

O ministro da Economia participa na 4.ª Conferência de Ministros do Turismo do Diálogo Mediterrâneo Ocidental 5 + 5 Portugal em Casablanca, sob o tema “Turismo e Mudanças Climáticas”. Neste encontro discute-se a sustentabilidade ambiental no turismo e procura-se encontrar soluções para reduzir o impacto ambiental da atividade turística.

O aumento do nível das águas, o aquecimento global, a redução da pegada de carbono e outros temas relacionados com o ambiente estarão em discussão. O plano sustentável está em construção e envolve Marrocos, França, Espanha, Itália, Turquia, Líbia, Mauritânia, Argélia e Malta.

Projetos em parceria com Marrocos são oportunidade

O ministro lembrou, ainda, que Portugal pode vir a importar energia renovável de Marrocos e vice-versa, vendo esta como uma oportunidade de negócio para ambos os lados.

“Portugal conseguiu ter quatro dias seguidos de fornecimento de energia elétrica só com renováveis e os projetos que estamos a desenvolver com Marrocos na área da interligação são muito importantes para garantir que as energias renováveis são mais eficientes”, sublinhou.