A 20ª Conferência Anual da Eurocom Worldwide, realizada em Lisboa, foi dedicada ao debate sobre como podem as agências de Relações Públicas adaptarem-se ao contexto económico e tecnológico global atual, bem como beneficiar das mudanças geracionais e dos novos ambientes de trabalho. A agência portuguesa Media em Movimento foi galardoada pela rede global como a Agência do Ano em 2023.
O encontro, que contou com 26 delegados da Europa, dos EUA, da América Latina e da Ásia Pacífico, permitiu explorar os desafios da instabilidade dos mercados de recursos humanos, os novos métodos de trabalho, as exigências da Geração Z em constante mudança e o potencial da Inteligência Artificial e da ESG para o setor das Relações-Públicas.
A conferência da Eurocom Worldwide centrou-se ainda nos principais fatores de rentabilidade em tempos de inflação, de flutuação dos orçamentos e da rápida transformação dos modelos de agência e respetivas ofertas de serviços.
“A nossa comunidade de rede global está mais forte e empenhada do que nunca, apesar das incertezas políticas e económicas com que nos deparamos em todo o mundo“, comentou Isabel Radwan, diretora da Eurocom Worldwide.
“Atualmente, temos 31 agências membros que abrangem 91 países nos cinco continentes, com um aumento de 30% das atividades comerciais e de troca de conhecimento nos últimos três anos“, adiantou.
A Eurocom Worldwide recrutou três novas agências associadas em 2023: a agência portuguesa Media em Movimento, que cobre os países africanos e a CPLP, a agência The Recognition Group, que cobre a Austrália e a Nova Zelândia, e a agência da Argentina AJ (Alurralde Jasper), com uma rede de 10 agências de RP em toda a América Latina.
Agência do Ano 2023
A portuguesa Media em Movimento venceu a categoria Agência do Ano 2023 pela sua contribuição para a rede Eurocom Worldwide, incluindo o acolhimento da Conferência Anual este ano, em Lisboa. No evento, o membro fundador da EMG no Benelux e na China foi também honrado pelo seu 20º aniversário enquanto membro desta rede internacional, bem como a agência HL.COM, em França, pelo seu décimo aniversário. Para Mafalda Marques, “esta conferência não só reforçou a ligação entre os membros como reforçou as ligações comerciais, fundamental para o crescimento da rede e dos associados”, adianta a fundadora.
Apresentação dos novos vice-presidentes da Eurocom Worldwide
O presidente Robin Baker anunciou a nomeação de Mike Maynard, atual diretor executivo da Napier, como o novo vice-presidente da Eurocom Worldwide, juntamente com Christoph Schwartz, diretor-geral da Schwartz Public Relations na Alemanha, que foi deputy chairman durante mais de 15 anos.
A diretora Isabel Radwan foi também distinguida com o prémio “Personalidade da Década” pelo seu contributo no desenvolvimento da rede internacional nos últimos 10 anos.