De acordo com o relatório divulgado hoje, segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em agosto.
“A evolução do último mês resultou, sobretudo, do contributo positivo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país, tendo as restantes componentes (opiniões sobre a evolução passada e futura da situação financeira do agregado familiar e expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes) também contribuído positivamente”, relata o INE.
Verifica-se que o indicador de confiança dos consumidores recuperou em agosto, após uma diminuição no mês de julho, isto depois dos aumentos verificados nos últimos quatro meses.
Também o indicador de clima económico aumentou em agosto, após uma quebra no mês passado, sendo que entre março e junho houve uma constante subida.
“Os indicadores de confiança aumentaram em agosto na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços, sobretudo no primeiro caso, enquanto o indicador de confiança na indústria transformadora diminuiu nos últimos dois meses”, refere o INE.
Em agosto, os períodos de recolha de informação decorreram entre os dias 02 a 16 (dias úteis), no caso do inquérito aos consumidores, com 1240 respostas obtidas e entre 01 a 24 no caso dos inquéritos às empresas.