Por: Martim Gaspar
De acordo com o Modelo de Qualidade Total da empresa, a empresa de supermercados Mercadona vai aumentar o salário base de toda a sua equipa de acordo com o IPC definitivo de dezembro de 2022.
Esta medida entrará em vigor a partir de janeiro, afetando os salários dos 96.000 colaboradores da empresa. O objetivo da seguinte medida é manter o poder aquisitivo de todas as pessoas que fazem parte da Mercadona, pois “são o melhor ativo dos clientes”.
Tendo em conta o contexto inflacionário da atualidade e o aumento dos salários dos seus colaboradores em 2022, a Mercadona procurou implementar um conjunto de medidas para justificar a subida dos custos fixos. Entre elas, as melhorias na digitalização dos seus processos e o compromisso de consciencializar toda a equipa na análise dos custos incorridos. No final do ano, a empresa verificou um aumento da produtividade de 9% e uma poupança de custos de mais de 200 milhões de euros.
No passado mês de outubro, a Mercadona anunciou que vai aumentar em 11% o salário de entrada dos seus colaboradores em Portugal.