De acordo com a Rádio Renascença, o Metro de Lisboa irá sofrer uma alteração e alargamento das suas linhas, prevendo-se um novo formato circular até 2024, bem como um metro ligeiro e uma extensão da linha vermelha até 2026, projetos garantidos pelo ministro do Ambiente.
O ministro do Ambiente aponta para a importância da alteração e alargamento das linhas do Metro de Lisboa, projeto que deverá estender-se até ao próximo quadro comunitário de apoio, auxiliado pelos fundos europeus. São várias as alterações previstas, num projeto que passa por permitir o melhor funcionamento da rede, conforme noticiado pela Rádio Renascença.
Entre as alterações anunciadas, as obras deverão possibilitar uma ligação entre a linha amarela e a linha verde, numa operação que terá o apoio e financiamento do programa Portugal 2020. Prevê-se também o alargamento da linha vermelha e o metro ligeiro, englobado no apoio financeiro do Programa de Recuperação e Resiliência, com a possibilidade futura da extensão da linha verde até Carnide.
Garantindo que, em 2026, a linha vermelha já estará a operar com as referidas alterações, o ministro do Ambiente, Pedro Fernandes, aponta para a importância deste alargamento para o funcionamento do Metro de Lisboa, de forma a poder servir um maior número de pessoas que vivem longe dos atuais pontos de estações.
Nesse sentido, a linha vermelha será alargada até Alcântara, iniciando-se o projeto de construção a partir desta quarta-feira. A obra passa por ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, atravessando uma das colinas de lisboa num total de 2,2 quilómetros.
Assim, passa a ser possível ligar a linha amarela e a linha verde, de forma a “criar um grande anel de metro no coração de Lisboa entre o Cais do Sodré e o Campo Grande”, refere Pedro Fernandes que acrescenta que se trata de “uma obra essencial para a fluidez do próprio Metro”.
De referir que a obra irá ter um orçamento de 210,2 milhões de euros, com o financiamento europeu a garantir 83 milhões de euros e o Fundo Ambiental a avançar com o restante montante.
O ministro aponta ainda que, nos próximos fundos comunitários, estará a ser estudada a hipótese de alargar a linha vermelha até às Amoreiras, Campo de Ourique e Infante Santo, bem como um sistema de metro ligeiro que poderá servir o concelho de Loures, ligando Odivelas e Santo António dos Cavaleiros.