Por: Martim Gaspar
O ministro da Economia, António Costa Silva, afirmou, na cerimónia de tomada de posse da delegação da Madeira da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), que a aposta no setor do turismo poderá vir a “minimizar” o impacto de uma eventual recessão económica na Europa.
No evento, que teve como tema central “O papel da Madeira na economia nacional”, o ministro da Economia destacou o turismo como “um grande exemplo de que a diversificação pode eventualmente colmatar quebras que possam existir a partir da Alemanha ou do Reino Unido”, realçando Portugal como um “país que pela sua própria história está conectado a todos os continentes do mundo”.
“Se trabalharmos todos estes mercados de uma forma consistente, é possível superar, ou pelo menos minimizar, algum desse impacto”, disse.
António Costa Silva realçou o papel do Ministério da Economia nesta ação, tendo de estar ligado a todos os setores, a fim de compreender os problemas existentes e desenvolver um conjunto de medidas que “façam chegar o dinheiro o mais depressa possível às empresas”.
A importância dos arquipélagos da Madeira e dos Açores foi, ainda, realçada pelo governante, considerando que “o conceito de país arquipelágico muda toda a perspetiva estratégica”.