A Minsait aponta para a transformação digital do setor da água com o objetivo de reduzir o desperdício. Em comunicado no âmbito do Dia Mundial da Água, a empresa defende a importância da digitalização nas redes de abastecimento, apresentando soluções digitais que ajudam a reduzir perdas de água, antecipar inundações, agilizar a gestão de incidentes e diminuir custos de energia e manutenção de ativos.
A Minsait, empresa da Indra e líder em Consultoria de Transformação Digital em Espanha e na América Latina, aponta para a importância da digitalização do setor da água, referindo que em Portugal, ao longo de 2019, foram perdidos quase 190 mil milhões de litros de água em redes de abastecimento, de acordo com o Relatório Anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
O relatório, que mostra que as famílias portuguesas gastam cerca de 25 euros por 10m3 mensalmente, demonstra a importância da aposta no desenvolvimento sustentável, económico, social e ambiental, com o setor da água a apresentar-se como essencial para a manutenção dos ecossistemas, em linha com os pressupostos da ONU.
A Minsait faz referência à degradação dos ambientes, algo que deve ser corrigido de forma a criar um futuro sustentável, aliando a tecnologia a uma abordagem empresarial focada na preservação e desenvolvimento deste setor, apelando ao investimento tecnológico no mesmo, algo que irá implicar um retorno económico e um benefício na qualidade de vida do cidadão.
João Januário, diretor de Energia da Minsait em Portugal, afirma que quer as Administrações Públicas, quer o setor privado, devem “unir esforços para conseguir uma melhor gestão da água e a transformação digital é fundamental para ajudar as empresas de abastecimento de água a alcançarem este objetivo”.
Um dos objetivos principais, segundo a empresa, deve passar por garantir um abastecimento de água em quantidade e qualidade suficientes, promovendo o desenvolvimento da sociedade que se torna ainda mais importante dado a atual situação pandémica.