Home / MERCADO / Economia / Moody’s considera banca portuguesa risco para dívida soberana
Agência Moodys considera banca portuguesa um risco para dívida soberana empresas euro
Foto de arquivo

Moody’s considera banca portuguesa risco para dívida soberana

Banca portuguesa é um risco para a própria dívida e Portugal irá aumentar a dívida na recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, diz a agência financeira.

 

“A rentabilidade dos bancos portugueses permaneceu muito fraca no ano passado, enquanto o stock de ativos problemáticos manteve-se praticamente inalterado, sendo ainda muito alto”, diz Maria Jose Mori, vice-presidente e diretora da área de Crédito Sénior da Moody’s.

No relatório apresentado, a agência financeira americana acrescenta ainda a probabilidade muito elevada da venda do Novo Banco ser feita abaixo do valor esperado, o que trará custos para os restantes bancos portugueses.

Além disso, realça a incerteza em torno de uma injeção de capital na Caixa Geral de Depósitos – projeto em fase de aprovação pela Comissão Europeia – e que a solução apresentada pode estar sujeita a determinadas condições, como um plano de reestruturação para o banco.

Segundo a Moody’s, os bancos portugueses encontram-se entre as instituições menos capitalizadas na zona euro, situação que poderá não mudar nos próximos 12 a 18 meses.