Home / MERCADO / Economia / Movimento nos aeroportos portugueses regista aumento em agosto
aeroportos portugueses

Movimento nos aeroportos portugueses regista aumento em agosto

O movimento nos aeroportos portugueses continua a recuperar, apesar das reduções significativas registadas em comparação com o ano anterior.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o movimento durante o mês de agosto nos aeroportos nacionais foi de 2,2 milhões de passageiros, menos 65,9% face a 2019, comparando com os 79,5% registados em julho.

Já no que toca ao movimento de cargas, totalizaram-se 10,4 mil toneladas, menos 38,9% face ao ano anterior, quando em julho a quebra tinha sido de menos 47,8%.

“Analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e agosto de 2020, e comparando com o período homólogo, é visível o impacto da pandemia Covid-19 e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março, registando-se uma ligeira recuperação a partir do mês de julho, acentuando-se no mês de agosto, apesar de ainda se registarem reduções diárias superiores a 35% no número de aeronaves aterradas e a 50% no número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

No que respeita aos voos provenientes do Reino Unido, o número de passageiros desembarcados em Portugal destes voos caiu 69,1%, quando em julho a quebra foi de 85,5%, o que denota uma melhoria no mês em que Portugal esteve incluído na lista de países seguros para o Reino Unido (a partir de 20 de agosto).