Home / Empresas / MSD anuncia neutralidade de emissões de carbono até 2025
Fábrica Emissões de Carbono MSD
MSD reduz emissões de carbono (Foto: Pixabay)

MSD anuncia neutralidade de emissões de carbono até 2025

A MSD anunciou hoje o objetivo de alcançar a neutralidade de emissões de carbono nas suas atividades, até 2025. O plano passa por utilizar 100% de energias renováveis nos próximos 15 anos, contando com três novos contratos de compra de energia virtual.

Com a intenção de reforçar a sua aposta climática, a MSD, líder mundial em cuidados de saúde, anunciou hoje o objetivo de atingir a neutralidade de emissões de carbono nas suas atividades, até 2025. O plano passa por reduzir as emissões diretas e indiretas de gases com efeitos de estufa, reduzindo em 30% as suas emissões de valor até 2030.

Com o apoio de três novos contratos de compra de energia virtual, estes objetivos vão ao encontro do cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris, assinado em 2016, que prevê as consequências das alterações climáticas. Nesse documento, tal como nos objetivos da MSD, a ideia visa apoiar a redução da procura de energia e da mitigação das emissões de gases com efeito de estufa.

Para isso, a MSD quer atingir a neutralidade carbónica nas suas atividades, recorrendo a padrões de construção sustentável e continuando na transição para o abandono de combustíveis fósseis.

Reiterando a importância dos esforços globais para combater as alterações climáticas, Robert Davis, presidente da MSD, afirma que os objetivos da empresa refletem o “compromisso em curso para desenvolvermos a nossa atividade de uma forma responsável, que nos ajude a alcançar uma sustentabilidade a longo prazo para o nosso negócio, para a sociedade e para os doentes e comunidades que servimos”.

Neste sentido, a MSD antecipou para os próximos 15 anos os objetivos inicialmente previstos para 2040, que passam pela extração de 100% de energia renovável, assinando novos contratos de compra de energia virtual para grandes projetos energéticos localizados no Texas e em Espanha. 

Jennifer Zachary, vice-presidente executiva sublinha que “os nossos novos contratos de compra de energia virtual e a nossa intenção em curso com fornecedores reflete a nossa utilização responsável de recursos em todos os aspetos do nosso trabalho”. A vice-presidente enaltece a necessidade de “adoção de formas inovadoras para reduzir as emissões de carbono, na nossa atividade e ao longo da nossa cadeia de valor”.

De referir que, desde 2017, a empresa tem desenvolvido políticas sustentáveis que potenciam uma maior eficiência nas suas atividades, desenhando novos produtos que diminuam o impacto ambiental e, por sua vez, possam contribuir para a redução do impacto na sua cadeia de valor.