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Martin Flaherty e Ken Schmidt
Ken Schmidt e Martin Flaherty chegam a Portugal para formar executivos em branding e posicionamento de marca (Foto: Divulgação)

“Muito do sucesso das empresas tem a ver com sorte” – Martin Flaherty

Por: João Carreira

Como tornar uma empresa que está à beira da falência e catalogada com tudo o que é considerado socialmente errado no mundo e torná-la num dos maiores ícones mundiais no que toca a marcas? Como será desenhar o posicionamento de empresas como a Coca-Cola e a General Motors para que estas se mantenham como líderes a nível global dos seus respetivos setores? É com este currículo, entre outros feitos, que Ken Schmidt e Martin Flaherty chegam a Portugal para formar executivos em branding e posicionamento de marca, na primeira edição do evento Business Retreats, a decorrer nos próximos dias 12 e 13 de novembro, em Tomar.

A PME Magazine teve oportunidade de falar com Martin Flaherty, um dos oradores da formação, numa conversa descontraída e bem-disposta, sem a rigidez que se poderia, eventualmente, esperar de alguém que tem tanta responsabilidade sobre os seus ombros. Com total abertura, Martin, quando questionado sobre qual o segredo para gerir uma marca com a magnitude das acima referidas, respondeu que “infelizmente e tragicamente, não há nenhum segredo”.

“Não há nenhum feijão mágico que possam plantar na terra que depois cresça e produza ouro. Ao invés, o que existe é um conjunto de disciplina e ações que são incrivelmente claras”, diz, acabando por admitir que ele próprio colocou essa mesma questão durante algum tempo e não conseguiu nenhuma resposta apropriada. O que acabou por descobrir foi que as marcas se devem reger por uma estrutura formada por três itens: definição, design e propagação.

 

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