O município de Abrantes abriu um concurso a startups para desenvolver soluções de mobilidade urbana para implementar na cidade. O objetivo do projeto passa também por tentar atrair mais pessoas para o uso do miniautocarro aBUSa.
O concurso criado pelo município de Abrantes, no distrito de Santarém, tem como objetivo promover “soluções que resolvam a dimensão do miniautocarro de forma a melhorar a circulação nas ruas estreitas do centro histórico”. Para além disso, o município está também preocupado com questões ambientais e turísticas.
O desafio é o resultado “da competição mundial ‘Get In The Ring Urban Mobility’, desenvolvido pela Building Global Innovators e quatro municípios portugueses: Abrantes, Braga, Fundão e Angra do Heroísmo”.
As candidaturas estão a abertas às startups que aceitem o desafio, até ao próximo dia 16 de maio, domingo. Ao vencedor do concurso será entregue um prémio no valor de 5.000 euros, assim como a possibilidade de competir na fase final do “Get In The Ring”.
Sobre o aBUSa, foi a solução de transporte encontrada pela Câmara Municipal de Abrantes que confere “aos cidadãos um modo de transporte rápido, económico, seguro, cómodo”, ao mesmo tempo que permite resolver questões relacionadas com o congestionamento no centro histórico derivado ao “grande volume de tráfego automóvel”, como se pode ler em comunicado.
A Câmara acrescenta, ainda, que a implementação deste meio de transporte é “uma solução que se propôs incentivar o uso do transporte coletivo, em detrimento do transporte individual, numa ótica de diminuição da poluição atmosférica e do ruído”, assim como promove o aumento da eficiência energética e económica e em prol da equidade social do município.