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MyCloma Auchan
As marcas pretendem expandir o projeto ReUse a outras lojas Auchan ao longo do país (Foto: Divulgação)

Mycloma e Auchan: uma parceria pela sustentabilidade

Por: Maria Inês Jorge

O projeto contra o desperdício têxtil, criado a partir da garagem de Ana Monteiro, ficou conhecido através das redes sociais. Um ano depois, a responsável da MyCloma falou com a PME Magazine sobre o crescimento do negócio e a parceria com a Auchan Retail Portugal.

A MyCloma, plataforma de venda de roupa em segunda mão, foi criada por Ana Monteiro, uma jovem de 20 anos que, ao tentar vender as peças estagnadas no seu armário, rapidamente se apercebeu de uma lacuna no mercado nacional: “grande parte das pessoas tem interesse em rentabilizar o que já não usa e não havia uma plataforma portuguesa que possibilitasse essas vendas de forma rápida, simples e despreocupada”. Com o apoio do irmão e de dois amigos, Ana Monteiro começou a estruturar o negócio em maio de 2020, uma época já muito marcada pela pandemia, fazendo com que o planeamento acontecesse à distância, incluindo a escolha “o nome – a junção de My Clothes Market –, o processo logístico, a estratégia e os objetivos iniciais”.

Com o objetivo de promover a diminuição da pegada ecológica do setor têxtil e incentivar a criação de uma economia circular para o consumo de roupa e acessórios em Portugal, a marca pretende também desconstruir “algum preconceito que ainda existe relativamente a comprar em segunda mão”. Aqui, todas as peças recolhidas em casa do cliente passam por um cuidadoso processo de triagem, sendo-lhes atribuído um preço, com base na marca original, a atualidade da peça e o seu estado de conservação. Aceites os valores por parte do cliente, o “armário” passa para a fase de fotografia, edição e publicação na plataforma MyCloma, para que possa ser comprado por outra pessoa.

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