Quarta-feira, Novembro 27, 2024
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“A digitalização é a resposta” – António Alegre

Estar a par da forma como o público-alvo de uma marca se comporta já não basta para o sucesso do negócio, com o Marketing Digital a requerer hoje maior sofisticação. O Geo Marketing apresenta-se como uma estratégia que pode possibilitar às marcas a oportunidade de conduzir as ações de potenciais clientes. António Alegre, CEO da Páginas Amarelas, fala em entrevista à PME Magazine sobre esta estratégia e de que forma esta pode ser uma aliada das PME.

PME Magazine (PME Mag.) – O que é o Geo Marketing e como funciona?

António Alegre (A. A.) – O Geo Marketing é uma ferramenta que permite configurar campanhas de comunicação por região/zona e segmentar as mensagens de forma a personalizar experiências – quando aliado à estratégia de Marketing Digital de uma empresa, otimiza o seu potencial. Partindo da localização de um dispositivo, como um telefone ou um computador, o Geo Marketing ajuda a segmentar os consumidores por área. Um exemplo: quando alguém está em Lisboa e pesquisa por restaurante de sushi, mesmo que não escreva a localização onde se encontra, o motor de busca devolverá opções na região onde se encontra.

PME Mag. – A que empresas e/ou negócios se destina o Geo Marketing?

A. A. – O Geo Marketing pode ser usado por qualquer negócio que queira comunicar e cuja localização do público-alvo seja relevante. Por exemplo, para uma loja online que vende para todo o país, à partida é irrelevante a localização do cliente, mas se for uma empresa que vende apenas numa localização específica, não faz sentido que as campanhas não estejam apenas segmentadas para essa geografia.

PME Mag. – Em que medida considera que esta estratégia pode ser essencial para fazer crescer os negócios?

A. A. – Imaginemos o exemplo de um negócio que acabou de abrir: tem tudo para ter sucesso, produtos de qualidade, até uma boa localização – mas não tem clientes. Recorrendo a um anúncio que utilize Geo Marketing, o dono da loja pode especificar a idade do público que faz mais sentido atrair, a sua localização, até mesmo os seus gostos e preferências. O anúncio apenas será mostrado a utilizadores que se enquadrem nesse perfil, logo, o investimento compensará mais do que pagar para ser mostrado a toda a comunidade. Desta forma, os negócios podem rentabilizar o seu investimento ao máximo e crescer, não só em termos de presença online, como de base de clientes.

PME Mag. – E tendo em conta a realidade das PME portuguesas, como é que a adoção do Geo Marketing pode ser uma mais-valia?

A. A. – Apesar dos progressos conseguidos nos últimos meses, a realidade é que as empresas enfrentam adversidades trazidas pela pandemia. Para lhes dar resposta, há que acompanhar as tendências e ser ágil na adaptação. O consumo passou para o digital e as vendas feitas através do e-commerce em Portugal cresceram largamente. Porque não aproveitar este facto para conhecer novas ferramentas e rentabilizar esse investimento através da comunicação? Não tenhamos dúvidas: a digitalização é a resposta.

PME Mag. – Com a pandemia sentiu que esta estratégia foi mais procurada e adotada pelas empresas em Portugal?

A. A. – Sendo que se trata de uma ferramenta, enquadrável numa estratégia mais abrangente, a análise por si só não se aplica. Verifica-se, sim, uma procura crescente por soluções digitais que impulsionem os negócios e, nesse âmbito, o Geo Marketing acompanha a tendência.

PME Mag. – Acredita que o futuro das empresas, quer sejam grandes, PME, micro, passa pelo Marketing Digital?

A. A. – Sem dúvida. O Marketing Digital é uma forma de otimizar investimentos, permite criar uma presença digital, consegue aproximar empresas e marcas dos seus clientes e conta com várias ferramentas avançadas, que no futuro vão tornar-se progressivamente mais sofisticadas. Hoje em dia o Marketing Digital aplica-se a qualquer tipo de empresa e indústria. Com a capacidade de identificar as necessidades específicas de um público e gerar conteúdo online valioso, uma boa estratégia de Marketing Digital representa uma vantagem competitiva que confere destaque em qualquer mercado e setor de atividade.

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