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Bárbara Inês
A naturalidade com que a parceria acontece tem muita influência e pode ser uma mais-valia para a marca.

“Não tinha como dizer que não a esta parceria amigável” – Bárbara Inês

Por: Marta Leite

Este mês, o Influencia-me mostra o lado mais natural do marketing de influência, trazendo um exemplo de como uma parceria pode ser tão orgânica dependendo da necessidade do influencer. A Bárbara Inês tornou-se “amiga” do GrupoConcept há cerca de dois anos e, desde então, não o deixou.

Influenciadora digital há cerca de cinco anos, a Bárbara Inês gosta sobretudo de criar conteúdos de lifestyle, porque inclui áreas com que se identifica, como moda, beleza e comida. A influencer portuguesa acredita que os seus seguidores gostam de ver o seu lado mais verdadeiro, mesmo que isso implique uma maquilhagem que não resulte tão bem, ou um cozinhado que corra pior. “Cada vez mais [as pessoas] deixam de lado a parte da perfeição toda das redes sociais”, comenta Bárbara.

A influenciadora prefere parcerias de longo prazo, pois “é uma amizade” que se cria entre a marca e o/a influencer. O que se alinha com os princípios do GrupoConcept que, segundo Sandra Domingues, diretora de marketing e comunicação do grupo, não gosta de trabalhar as parcerias de uma forma tão comercial mas, sim, mais orgânica. Com tratamentos que funcionam por sessões, “nem fazia sentido para nós trabalhar desta maneira”, explica, “porque quando a relação é muito comercial, a parte da espontaneidade perde-se completamente”.

O GrupoConcept tem duas marcas: a BodyConcept e a DepilConcept, que já contam com 16 e 14 anos de presença no mercado, respetivamente. As marcas trabalham com vários tipos de influenciadores, dependendo da estratégia de marketing e comunicação que é aplicada. Se o intuito for uma comunicação 360, que engloba desde a comunicação offline à comunicação digital, então apostam mais em macro influencers pelo seu alcance. Ao passo que se a comunicação for para um determinado público, então apostam em nano e micro influencers para que o engagement seja maior e de forma a atingir aquele target específico.

A parceria entre a Bárbara Inês e o GrupoConcept fez todo o sentido para ambos, porque se tratou de uma parceria simples, natural e que trouxe benefícios tanto para a Bárbara como para a BodyConcept e DepilConcept. E esta é uma das mais-valias do marketing de influência – a sua naturalidade na publicidade da marca.