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“Na Jodrax não vendemos caixas, mas sim soluções”, Fernando Dray

Posicionados desde 1999 como um dos maiores concessionários Premier Partner da Xerox em Portugal, a área de atuação da Jodrax incide essencialmente em Lisboa. Fernando e Francisco Dray contam à PME Magazine o que os distingue dos restantes concessionários.

Por: Mafalda Marques

A Jodrax iniciou há 20 anos, em 1996, pela mão de um grupo de ex-colaboradores da Xerox e atuais sócios da empresaFernando Dray, Fernando Dinis, José João Alves, Jorge Lopes, Helena Vasconcelos e, mais tarde, Francisco Dray.

O que distingue os concessionários Xerox entre si, no imediato, é a geografia, mas a Jodrax apresentou ao longo de duas décadas serviços complementares à parte da impressão, como a gestão documental, na tentativa de colmatar as necessidades das empresas em gestão de arquivo.

Para Fernando Dray, diretor geral da Jodrax, 2016 tem sido “um ano em que estamos a apostar forte nesta vertente diferenciadora das soluções. Por isso, é aqui que acho que fazemos a diferença. Queremos continuar a vender Caixas – i.e máquinas – mas queremos também vender soluções. É este o nosso fator diferenciador”, explica.

A Jodrax assume ser concessionário “Gold” não só pela geografia, distinguindo-se dos restantes pelas décadas de experiência e pela estrutura profissionalizada.

“Quando começámos com a Xerox, a empresa tinha poucos concessionários e seleccionava-os. Começámos logo com metade de Lisboa e isso foi um fator de diferenciação, mas também porque apostámos num registo profissional. A dimensão do mercado exige uma posição mais agressiva e mais profissional”, explica Fernando Dray.

Independentemente da área de atuação ser Lisboa, vendem para qualquer zona do país, o que facilita as empresas: “A assistência técnica é da Xerox mas nós controlamos o processo. Fazemos um contrato com o cliente e fazemos uma subcontratação com a Xerox para assistência. É um facto: temos clientes em todo o país, mas é aqui em Lisboa que fazemos a prospeção”, explica Francisco Dray, diretor comercial.


Na mira das grandes empresas

Na Foto: Francisco Dray (Diretor Comercial); Fernando Dinis (Dir. Marketing); Fernando Dray (Diretor Geral)
Na Foto: Francisco Dray (Dir. Comercial); Fernando Dinis (Dir. Marketing); Fernando Dray (Diretor Geral)

Desde as startup às grandes empresas, as PME são o grosso do seu mercado, em cerca de 70%. No entanto, estão a inverter a tendência e apontar para as grandes empresas, tendo uma estrutura montada que permite responder às necessidades das maiores.

 


“A nossa área de atuação foi sempre as PME, porque a Xerox mantinha os grandes clientes. Aliás, estava mesmo acordado que não entravamos nas grandes empresas e hoje, já não é assim, já conseguimos entrar nesse mercado. Atualmente, atuamos junto das grandes empresas”.

Para o efeito, criaram o programa Value Solutions powered by Jodrax com o objetivo de acrescentar valor ao equipamento que vendem: “Neste programa o foco é o serviço, há uma linha de crescimento continua ao longo dos anos e a ideia é crescer, ano após ano, nesta área. Não desenvolvemos nenhum software, a ideia é integrar as nossas soluções com o que já existe no cliente”, explica Jorge Santos, responsável pelo programa na Jodrax.

 

Casos de Sucesso Jodrax

Na Foto: Fernando Dray (Dir. Geral Jodrax) e José Esfola (Channel e Marketing General Manager)
Foto: José Esfola (Channel e Mkt General Manager) e Fernando Dray

 

Focada em acrescentar valor aos processos, a Jodrax fez uma parceria com a empresa Neologica, especializada em soluções avançadas de software na área de imagens médicas. Aliando a tecnologia Xerox a esta solução de software, conseguiram alterar a metodologia de impressão tradicional em película ou em papel térmico para o papel comum.

Casos de sucesso em empresas portuguesas não lhes faltam, no entanto, continuam focados nos resultados para que os mesmos falem por si: “Fomos buscar pessoas que saibam e que conheçam o mercado. Queremos vender soluções, com software incluído, mas depois têm de ser adaptados porque não se trata de um ‘fato de tamanho único´. Entendemos que é por aí o futuro”, justifica Fernando Dray.

Em Maio de 2009 a Jodrax concluiu com sucesso a certificação NP ISO 9001 : 2008, sendo o primeiro concessionário certificado em Portugal na rede Xerox. Em 2010, estabeleceu uma parceria com a KAMAE RT para a representação e comercialização de software, com soluções específicas para sociedades de advogados. Chegou ainda a acordo para a representação em Portugal da Notable Solutions, NSI empresa sediada nos Estados Unidos, tendo sido certificada pela mesma como Silver Partner, na sua principal solução AutoStore.

“Não queremos ser especialistas em tudo. Uma coisa é entregarmos uma base de dados na área da digitalização com indexação de documentos e depois a empresa tem o especialista que gere essa parte e trabalha em conjunto connosco. Outra, passa pela decisão estratégica, de aposta na área das soluções na digitalização ou work flows documentais”, explica Jorge Santos.

Atualmente com 25 colaboradores, oito vendedores e dois analistas, a Jodrax fechou o ano 2015 com 5M€ e espera manter os mesmos resultados em 2016, apesar do peso da exportação para Angola estar nos 30%: Temos uma relação bastante forte com Angola, portanto, continuaremos a comercializar e ser parceiros das empresas nesse país”, afirmam.