Home / Empresas / Nasce a Rota dos Vinhos de Lisboa, impulsionada pelo enoturismo
Rota dos Vinhos de Lisboa
CVRL cria a Rota dos Vinhos de Lisboa (Foto: Pixabay)

Nasce a Rota dos Vinhos de Lisboa, impulsionada pelo enoturismo

O Conselho Geral da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRL) criou, com a aprovação dos seus novos estatutos, a Rota dos Vinhos de Lisboa. Com o foco no enoturismo, o projeto assenta num plano de investimento caracterizado, pela entidade, como ambicioso.

A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa instituiu a Rota dos Vinhos de Lisboa como sua parte integrante. Define o momento, em comunicado, como “de grande afirmação da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa, pois trata-se de uma decisão tomada por unanimidade o que mostra vontade e determinação de todos em abraçar este eixo estratégico de intervenção”.

É no enoturismo que são encontradas “mais oportunidades para o setor crescer em valor”, acrescenta a nota. Por isso, a iniciativa vai contar com um Conselho Estratégico da Rota, do qual vão fazer parte os municípios, as enotecas, a restauração, a hotelaria, o turismo e a animação turística.

Este conselho terá como objetivos o estímulo do diálogo entre todos os agentes que atuem na área e a definição de referenciais e condições de adesão para que as empresas possam fazer parte do projeto. Procurará, ainda, o desenvolvimento de sinergias e ações de dinamização do enoturismo, assim como o incentivo à criação de produto enoturístico, ligando o vinho às valências do território.  

Estão previstas, para os próximos três anos, diversas atividades em todo o território, que juntam o vinho à cultura, ao património e à gastronomia. Estes vão funcionar como “um polo aglutinador de todos os agentes públicos e privados que trabalham na temática”, refere o comunicado.

A Região dos Vinhos de Lisboa conta, atualmente, com 30 projetos de enoturismo a funcionar em pleno.