Home / Empresas / Navigator investe 55 milhões para reduzir emissões de CO2
Navigator papel
Empresa pondera investir um total de 154 milhões de euros (Foto: Divulgação)

Navigator investe 55 milhões para reduzir emissões de CO2

A companhia Navigator anunciou a aquisição de uma caldeira a biomassa, com o objetivo de reduzir em 30% as emissões de carbono em 2021. O investimento será feito na fábrica que a empresa detém na Figueira da Foz.

Este investimento da Navigator, no valor de 55 milhões de euros, visa reduzir as emissões de dióxido de carbono nas fábricas da marca ao longo do país. Esta é a primeira tranche de um total de 154 milhões de euros a investir na estratégia de descarbonização da empresa, com vista à obtenção da neutralidade carbónica até 2035.

O novo investimento tem como destino a aquisição de uma caldeira geradora de energia térmica, a ser instalada na fábrica da Figueira da Foz. Esta caldeira funciona a partir da biomassa residual florestal, que inclui as sobras de madeira utilizada no processo de fabrico e outros resíduos de biomassa adquiridos noutros locais, como em operações de gestão florestal e de limpeza de áreas rurais.

Em comunicado, a Navigator salienta que a fábrica da Figueira da Foz será “a primeira do grupo com energia elétrica totalmente produzida a partir de fontes renováveis”.

A empresa refere ainda que as restantes fábricas do país passarão, para já, a trabalhar “a partir de fontes renováveis 100% da energia elétrica que consomem, reduzindo as emissões de CO2 de origem fóssil com recurso a novas tecnologias”.