Home / Empresas / Neves de Almeida lança plataforma de formação sobre RGPD
RGPD PME Magazine

Neves de Almeida lança plataforma de formação sobre RGPD

Para responder aos desafios de gestão da mudança organizacional criados pelo quadro regulatório do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a consultora Neves de Almeida lançou a “Missão RGPD”.

Em comunicado, a consultora explica que “a solução pretende capacitar as organizações e os seus colaboradores para a aplicação prática e eficiente do novo regime jurídico de proteção de dados e segurança da informação, através do recurso às técnicas pedagógicas de Gamification. A solução foi desenvolvida em parceria com a startup portuguesa GFoundry, responsável pela gestão tecnológica associada ao jogo, e com um especialista em matéria de Proteção de Dados, Manuel Melo, que coordenará o projeto a nível científico”.

O novo quadro regulatório estabelecido pelo RGPD vem, a partir de maio, trazer grandes desafios à gestão da mudança organizacional no âmbito da proteção de dados pessoais, uma vez que altera o paradigma regulatório atual para um modelo de autorregulação com novos princípios jurídicos, direitos dos titulares dos dados e procedimentos técnicos e organizatórios. Paralelamente, o RGPD vem ainda estabelecer um novo quadro sancionatório, um novo modelo de fiscalização e um conjunto de alterações significativas nos direitos processuais dos titulares dos dados.

“O RGPD implica uma análise às práticas internas da organização em matéria de Proteção de Dados, e consequentemente, a alteração de procedimentos de todos os colaboradores que façam recolha, tratamento e/ou partilha de dados pessoais, seja de clientes, parceiros ou colaboradores (internos ou externos), de modo a garantir a conformidade normativa e a demonstração da responsabilidade”, explica Isabel Rita, Managing Partner da Neves de Almeida.

A “Missão RGPD” pode ser objeto de customização do conteúdo pedagóico à realidade específica da organização, com construção de cenários, casos práticos e histórias ou notícias por setor de atividade e unidade orgânica: administrativa/financeira, recursos humanos, tecnologia da informação, marketing, ou outra área considerada relevante. Torna-se ainda possível adaptar o cronograma da solução: estando planeado o lançamento de 1 quiz por semana, totalizando 10 semanas, este tempo pode ser reduzido ou aumentado conforme a exigência ou necessidade do cliente.

O formato Gamification é um método motivador, disponibilizando feedback e recompensas imediatas; é flexível, podendo ser realizado em qualquer local e horário, sem retirar os colaboradores das suas tarefas; tem uma utilização fácil e intuitiva; permite a repetição, e consequente consolidação de aprendizagem; permite obter o resultado das avaliações individuais; fomenta a participação e competição de forma saudável, apelativa e dinâmica.

O RGPD encontra-se em vigor desde 24 de maio de 2016 e será aplicável na ordem jurídica da União Europeia a partir de 25 de maio de 2018. A partir desta data, as organizações poderão ser alvo de fiscalização para demonstração da conformidade normativa, incorrendo em sanções em caso de incumprimento ou desconformidade.