Home / MERCADO / Economia / Nokia e NOVA IMS em parceria de cooperação técnica e científica
Nokia e NOVA IMS
O objetivo é promover a cooperação técnico-científica entre as duas organizações, promovendo laços entre a academia e o mercado de trabalho (Foto: Pexels)

Nokia e NOVA IMS em parceria de cooperação técnica e científica

Nokia junta-se à NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, numa parceria que visa a realização de um protocolo que tem como objetivo promover a cooperação técnico-científica entre as duas organizações, promovendo laços entre a academia e o mercado de trabalho.

O projeto iniciou-se dada a relevância crescente da área de Business Intelligence & Analytics no mercado, aliada à necessidade de promoção da aproximação entre o meio universitário e a realidade empresarial.

Sérgio Catalão, Diretor Geral da Nokia Portugal, referiu: “a assinatura deste acordo é um importante passo na consolidação do Centro de Serviços Globais da Nokia em Portugal, anunciado no início deste ano, e que expande agora as suas competências em áreas avançadas de sistemas de informação e Data Science. Juntamente com a NOVA IMS, iremos promover a partilha de conhecimento e premiar os melhores talentos, estabelecendo um novo elo na ligação entre a academia e as empresas, fundamental para todos nós”.

O intercâmbio entre o meio universitário e as organizações é um instrumento fundamental para promover uma melhor harmonia entre a oferta e a procura de emprego. Acreditamos que esta parceria será uma mais-valia para a integração dos jovens no mercado de trabalho, uma vez que este tipo de protocolos abre novas possibilidades às duas instituições, com a NOVA IMS a assumir um papel de destaque na estratégia de investigação e desenvolvimento da Nokia, com algumas lógicas que motivam os alunos e os envolvem desde já com o tecido empresarial. A ideia aqui será permitir aos nossos alunos resolver problemas da vida real, ao mesmo tempo que a própria escola também integra lógicas empresariais no seu currículo, o que só nos ajuda a cumprir a nossa missão de preparar os nossos alunos da melhor forma para o mercado de trabalho”, adiantou Miguel Castro, sudiretor da NOVA IMS.

O objetivo é lançar desafios aos alunos, adaptados aos vários níveis de ensino, pensados para projetos de final de ano, conclusão de curso ou tese de mestrado, tendo à posteriori intervenção na análise e classificação dos trabalhos dos alunos. Estarão sempre apoiados pela Nokia, podendo esclarecer qualquer dúvida que tenham.

Haverá uma entrega de prémios para os melhores alunos e vão ser criadas lógicas de recrutamento e de estágios remunerados, assim como um programa de formação orientado para as áreas de Business Process Management, Process Mining, Social Network Analysis e Graph Analysis.