Home / MERCADO / Economia / Nova academia pretende apoiar empresas portuguesas na expansão internacional  
acordo de colaboração
A UCP e a CCIP criaram uma academia de formação (Fonte: Divulgação)

Nova academia pretende apoiar empresas portuguesas na expansão internacional  

Por: Djeisibel Lopes

A Universidade Católica Portuguesa assinou um acordo de colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCPI) no sentido de criar uma academia de formação através da plataforma Católica International Business Platform.

A iniciativa tem por objetivo acelerar o processo de internacionalização sustentável das empresas portuguesas e contribuir para o desenvolvimento da economia nacional.

Para além da formação de empresários nacionais, a CCPI presta serviços de consultoria para auxiliar as empresas portuguesas em missões internacionais e a conhecerem novos mercados de destino.

Para fazer face aos desafios de transformação enfrentados pelas empresas portuguesas, a parceria reflete que os líderes precisam de repensar os seus modelos de negócio. Para isso, a Academia CEO Future Ready for Global Business apresenta o programa “Da exportação à internacionalização” para os dirigentes das empresas nacionais com elevado potencial de crescimento internacional.

O projeto pretende consolidar a literacia geopolítica, económica e cultural dos participantes e desenvolver core skills para a liderança com pensamento sistémico.

O protocolo assinado hoje, representa a união de esforços com uma instituição académica de referência a nível nacional e internacional, e é um passo muito importante para a missão da CCIP de continuar a apoiar as empresas e os empresários portugueses nos seus processos de internacionalização”, conta Rui Miguel Nabeiro, presidente da CCIP, na cerimónia que se realizou no dia 26 de julho.

O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, Miguel Athayde Marques, explica que, para além do capital, a internacionalização das empresas precisa também de talento pelo que é necessária uma tecnoestrutura profissional.

Por fim, a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, conclui que a universidade posiciona-se na vanguarda do conhecimento, “pelo que tem de antecipar tendências”. “E é exatamente isso que esta Academia de líderes propõe aos empresários portugueses”, assegura.