Home / Empresas / Nova coordenação da RSO PT
Rede RSO PT tem nova coordenação
Ana Sofia Silva do Instituto de Informática, I.P. e Ana Saramago da Câmara Municipal de Loures

Nova coordenação da RSO PT

A Rede Portuguesa para a Responsabilidade Social das Organizações (RSO PT) é uma rede informal de organizações públicas e privadas, com cerca de 300 membros, que tem como objetivo a promoção da Responsabilidade Social (RS) através da troca de experiências e conhecimentos entre os seus membros. É uma estrutura aberta, multissetorial e multifuncional, que agrupa Instituições de referência da administração pública, do mundo empresarial, da economia social e da sociedade civil em Portugal.

Entre 2006 e 2007, um grupo de empresas e organismos públicos, promotores de projetos financiados no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária EQUAL, desenvolveram uma atividade pioneira no âmbito da RS em Portugal, de grande importância para o futuro: a criação de uma Rede Temática de Responsabilidade Social, para o desenvolvimento, operacionalização e incorporação de conceitos e ferramentas de responsabilidade social nas organizações. O reconhecimento desta participação levou a que se decidisse institucionalizar a Rede RSO PT, em 2008, com o apoio do EQUAL, com vista à sua continuidade e alargamento.

Pretendendo contribuir de forma significativa para a implementação de políticas e práticas de RS sustentadas na gestão das organizações, independentemente da atividade, dimensão ou localização, a RSO PT é uma plataforma de encontro, aprendizagem, criação, partilha e disseminação de conhecimento através de Grupos Temáticos de Trabalho que concebem e desenvolvem produtos e atividades e de um Observatório que tem a responsabilidade de monitorizar, recolher e disseminar indicadores e boas práticas de RS das organizações aderentes. 

No final de 2019, realizou-se em Loures a sua 11ª Convenção, subordinada ao tema “Transição Energética e Sustentabilidade: desafios e verdades (in)convenientes”. Com a duração de um dia, a parte da manhã foi reservada para dois painéis com peritos, académicos e empresários, dedicados aos temas “Alterações climáticas, Oceanos e Economia: desafios de uma agenda para a sustentabilidade” e “Transição energética e Ambiente: o novo mix energético para a sustentabilidade”. Na parte da tarde foi apresentado pelos coordenadores dos Grupos de Trabalho, o trabalho produzido durante o ano pelos grupos, e foram partilhadas boas práticas de diversos membros.

Foi também dada posse formal à nova coordenação, que estará em funções nos próximos dois anos: Câmara Municipal de Loures, representada pela Ana Saramago, e Instituto de Informática, I.P., representado pela Ana Sofia Silva. A nova Coordenação assume este compromisso, apoiada pelas respetivas organizações, acreditando que com a participação efetiva dos membros signatários é possível potenciar resultados.  

Para isso convida todas as organizações que apostam numa gestão sustentável e que fazem da responsabilidade social um objetivo estratégico, a aderir à Rede RSO PT e a  participar nos Grupos de Trabalho existentes e/ou criar novos Grupos, dentro da temática da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.