Home / Sociedade / Novas medidas de desconfinamento decididas hoje
medidas desconfinamento Portugal Conselho de Ministros
Próxima fase do desconfinamento deverá arrancar no dia 3 de maio (Foto: Pexels)

Novas medidas de desconfinamento decididas hoje

O Conselho de Ministros vai hoje decidir sobre quais as novas medidas de desconfinamento a tomar, numa altura em que Portugal se prepara para entrar na última fase do plano desenvolvido pelo Governo, depois de o Presidente da República ter decretado o fim do Estado de Emergência, a partir do próximo sábado.

Com a terceira fase do plano elaborado pelo Governo a arrancar a partir da próxima semana, o Conselho de Ministros irá hoje reunir-se para decidir o futuro do país em relação às novas medidas de desconfinamento, depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter adiantado o fim do Estado de Emergência a partir do próximo sábado.

De acordo com o calendário, apresentado inicialmente pelo Governo, a última fase do desconfinamento deve arrancar a partir do próximo dia 3 de maio, mas o jornal Público avança que podem existir algumas medidas antecipadas já para este fim de semana, entre outras alterações previstas.

Nesse sentido, tal como perspetivado em março pelo Governo, os restaurantes, cafés e pastelarias poderão voltar a funcionar sem restrições horárias, com a possibilidade de receber seis pessoas por mesa nos seus espaços interiores, dez pessoas se nos referirmos a mesas em esplanadas.

Além disso, todas as modalidades desportivas passam a ser permitidas, bem como os grandes eventos exteriores, ficando no entanto excluída a presença de público nos estádios de futebol.

Esta nova fase de desconfinamento, tal como a que lhe antecedeu, deverá ser aplicada apenas aos concelhos que apresentem um número de novos contágios diários abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes, prática que tem vindo a ser utilizada pelo Governo para gerir a situação pandémica nas várias regiões do país.

Assim, os concelhos com maiores níveis de incidência deverão voltar atrás nas fases de confinamento ou não avançar para a próxima, numa decisão que será avançada pelo Governo ao longo da tarde de hoje.