Home / Empresas / Novo Banco quer insolvência de Prebuild
Foto: Distribuição

Novo Banco quer insolvência de Prebuild

Por: Mariana Barros Cardoso

A dívida de 475 milhões de euros do grupo Prebuild foi entregue ao tribunal pelo Novo Banco, pedindo assim, a insolvência da Goldenpan do grupo, segundo o Jornal de Negócios, esta semana.

Foi em abril de 2017 que este pedido foi efetuado a primeira vez, recordando que 70% dos 475 milhões da dívida eram ao herdeiro do BES – João Gama Leão – também fundador do grupo e que, vive há já quatro anos no Brasil – altura em que deixou  ao herdeiro do BES 334 milhões de euros em divida – tendo depois pedido a insolvência do grupo zombie já depois da penhora de soma zero dos rendimentos doo João Gama Leão.

Em 2017 o pedido de insolvência não avançou de imediato uma vez que o tribunal, em janeiro do mesmo ano, teria homologado o plano de recuperação da Goldenpar, em sede de Processo Especial de Revitalização (PER).

Os credores perdoaram 40% da dívida ficando o restante montante a ser pago em 20 anos com uma taxa inferir a 1% e sendo a última prestação em 2039 – no entanto, sendo esta correspondente a 30% do valor total da dívida, segundo o Negócios.

Em 2019 a Goldenpar não cumpriu o Processo Especial de Revitalização levando o Novo Banco a pedir insolvência.