Depois de renovado o estado de emergência, o Governo anunciou novo recolhimento obrigatório a partir as 13h00 para este fim de semana para todos os concelhos com mais de 240 casos por cem mil habitantes, bem como a proibição de circulação entre concelhos em todo o território nacional.
Apenas 25 concelhos ficam de fora da medida de recolhimento a partir das 13h00, a saber: Alcoutim, Aljezur, Almeida, Arronches, Barrancos, Carrazeda de Ansiães, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagoa, Manteigas, Monchique, Odemira, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Resende, Santiago do Cacém, Sardoal, Sernancelhe, Sines, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila do Bispo.
As novas medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, após reunião do Conselho de Ministros, mas o Governo vai aguardar pela próxima reunião no Infarmed, no dia 12, para tomar novas medidas.
António Costa adiantou que a subida dos números da Covid-19 em Portugal leva o executivo a ponderar tomar medidas mais apertadas, não estando de parte um possível novo confinamento, sem, contudo, pôr em causa o normal funcionamento das escolas.
“Não devemos tomar medidas que impliquem a interrupção da atividade letiva”, reforçou.
(Notícia atualizada às 17h07 de 07/07/2021)