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Carla Goulão
Carla Goulão (Fonte: Divulgação)

“Num negócio de retalho nenhum dia é igual ao outro e todos os dias são de desafios”

Por: Mafalda Marques

Carla Goulão, apaixonada por liderar Pessoas e Marcas, é formada em Economia na Nova School of Business and Economics.

Os primeiros anos da sua carreira foram dedicados à Estratégia e Gestão de Marketing, onde trabalhou em multinacionais como a Bosch e J&J e liderou projetos de CRM, trade marketing e desenvolvimento e implementação de planos de marketing de marcas no mercado de FMCG.

Ingressou no Grupo Boticário como marketing manager, onde descobriu, garante, o dinamismo de gerir um canal próprio no retalho. Mas após anos desafiadores e de conquistas, foi convidada a assumir a posição de country manager, posição que ocupou nos últimos 10 anos

PME Magazine (PME Mag.) – Quantos anos esteve no Boticário?

Carla Goulão (C.G.): Estive 10 fantásticos anos na posição de country manager do Grupo Boticário, onde desenvolvi e liderei o plano de  entrada em novos canais de venda (e-commerce e venda direta) e introdução de novas marcas no mercado.  Participei em todos os aspetos da empresa, liderando os managers das diferentes áreas: desde Operações e Finanças até Marketing, Vendas e Recursos Humanos, num total de 500 colaboradores.

(PME Mag.) – O que aprendeu lá?

(C.G.): Aprendi, obviamente, imenso sobre gestão de negócios e sobre liderança de pessoas. Aprendi sobre o valor de trabalhar com equipas diversas, mas para mim, o maior legado foi ter descoberto o meu propósito de vida: causar impacto positivo na vida de todos à minha volta. Foi por isso que estes anos foram tão felizes, porque na verdade o propósito inspirador do Grupo Boticário – que é gerar oportunidades para transformar vidas e o mundo à nossa volta através da Beleza – tornou muito clara a minha missão de vida enquanto pessoa e profissional.

(PME Mag.) – O que faria de diferente?

(C.G.): Faria tudo igual, não porque tudo tenha sido perfeito, mas porque houve agilidade a aprender com erros e acertos e a entrega e paixão foram totais.

(PME Mag.) – Quais os principais desafios?

(C.G.): Num negócio de retalho nenhum dia é igual ao outro e todos os dias são de desafios, por isso foram muitas as transformações para conseguir crescer e inovar sempre e construir um negócio sólido e consistente: evoluímos o sistema informático, mudámos de operador logístico, crescemos as estruturas internas, investimos mais nas marcas e canais e  digitalizámos o negócio. Tudo isso assente numa cultura forte fez com que estivéssemos preparados para enfrentar até o maior dos desafios dos últimos tempos que foi a pandemia.

(PME Mag.) – Quais as principais milestones?

(C.G.):Nestes anos, fui responsável por desenvolver e implementar o Plano de Negócios e Estratégia para maximizar o sell-out e rentabilidade do negócio. Felizmente superámos os objetivos propostos: o negócio cresceu 5x , dobrámos a lucratividade, aumentou o NPS e a consideração da marca e duplicámos o market share da marca O Boticário.  Mas, mais importante do que tudo isso, a empresa cresceu de 250 para 500 colaboradores e foi considerada, pelo Instituto Great Place to Work, um Best Workplaces 2022 no seu segmento.

(PME Mag.) – O que procura agora como novo desafio?

(C.G.): Enquanto profissional realizo-me com o caminho, com a construção conjunta com as equipas, com a minha vontade incansável de aprender e com a energia que a mudança me dá. Nesse sentido, este ano entendi que era o momento certo para descobrir novas oportunidades de aprendizagens e escrever uma nova página na minha carreira. Gostaria de continuar com a gestão geral de um negócio, porque acredito que essa é a minha mais-valia – maximizar os negócios através de uma visão sistémica integrada das várias áreas –  tendo abertura para colocar a minha experiência ao serviço de novos setores em que o produto ou serviço me apaixone pelo seu propósito.