Por: Mafalda Marques e Ana Vieira
A Apodemo – Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião vai atribuir o Prémio Carreira a António Salvador, presidente do Conselho de Administração do Grupo GfK Portugal, no dia 1 de fevereiro, no Centro Cultural de Cascais.
Em entrevista à PME Magazine, Carlos Mocho, presidente da direção da Apodemo, considera que “António Salvador é um exemplo amplamente reconhecido dessa dedicação e excelência” nas diversas vertentes dos estudos de mercado e opinião.
PME Magazine (PME Mag.) – Porque decidiram organizar uma homenagem pública ao António Salvador?
Carlos Mocho (C. M.) – O António distingue-se pelo seu papel e inestimável contributo para o desenvolvimento, reconhecimento e respeito dos Estudos de Mercado, em Portugal, sendo por, isso, uma homenagem justa e devida.
PME Mag. – Em que consiste a homenagem?
C. M. – Consiste na atribuição do Prémio Carreira, criado pela APODEMO, que visa prestar homenagem pública a personalidades de relevo, que se destacaram, ao longo dos anos, nas diversas vertentes dos estudos de mercado. O António Salvador é um exemplo amplamente reconhecido dessa dedicação e excelência.
PME Mag. – Como o descreve como pessoa?
C. M. – Descrevo-o como sendo uma pessoa amiga do seu amigo, sempre disposta a ajudar, combativo e com uma capacidade de liderança acima da média. É alguém que respeita os seus compromissos e que procura consensos. É também uma pessoa apaixonada pelas causas em que se envolve, nomeadamente nos movimentos associativos, em que o andebol e a APODEMO merecem um papel de destaque. E, claro, não esquecendo o futebol e o seu Benfica.
PME Mag. – E como o descreve como profissional?
C. M. – O António é em minha opinião um exemplo de sucesso como profissional. Desde o início da sua carreira na empresa Contagem até à Liderança do grupo GFK, existe todo um percurso profissional de elevado valor. Homem dos sete ofícios, encontra tempo para se dedicar aos mais variados e diferentes projetos profissionais, educativos e associativos.
PME Mag. – Qual a sua importância para o setor do Associativismo em Estudos de Mercado?
C. M. – O António Salvador tem desempenhado um papel vital na APODEMO, desde a sua formação, ocupando vários cargos, desde Tesoureiro a Presidente da Direção e da Mesa da Assembleia-Geral. A sua representação ativa na EFAMRO e na ESOMAR salienta também a sua presença internacional no campo dos estudos de mercado, tendo o António assumido a representação da WAPOR em Portugal, desde fevereiro de 2022.
PME Mag. – Recorde alguns marcos importantes de intervenção direta do António Salvador na Sociedade Civil / na área dos Estudos de Mercado?
C. M . – Desde logo o de ter sido um dos sócios fundadores da APODEMO e, desde essa altura, ter lutado incessantemente para que as empresas de estudos de mercado se unissem e contribuíssem para uma cada vez maior valorização e reconhecimento da atividade em Portugal. Como anteriormente referi, tem também uma participação ativa na área de estudos de mercado a nível internacional, nomeadamente na EFAMRO e na ESOMAR.
Para além disto, tem lecionado a disciplina de Estudos de Mercado, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de lisboa, desde 2009, o que significa que têm igualmente um papel muito ativo na área do ensino relacionada com os estudos de mercado em Portugal
PME Mag. – Que legado deixa António Salvador para as próximas gerações?
C. M. – O António Salvador contribuiu decisivamente para a evolução dos estudos de mercado em Portugal e também para a defesa da ética em tudo relacionado com os mesmos. O seu contributo tem sido decisivo para a proteção dos dados do consumidor e para a transparência nas práticas de pesquisa.
Penso que, de forma resumida, se pode afirmar que o legado do António representa uma base sólida para o avanço contínuo dos estudos de mercado, inspirando outros profissionais a explorar novas fronteiras e impulsionando a inovação necessária nesta atividade.
PME Magazine (PME Mag.) – Porque decidiram organizar uma homenagem pública ao António Salvador?
Carlos Mocho (C. M.) – O António distingue-se pelo seu papel e inestimável contributo para o desenvolvimento, reconhecimento e respeito dos Estudos de Mercado, em Portugal, sendo por, isso, uma homenagem justa e devida.
PME Mag. – Em que consiste a homenagem?
C. M. – Consiste na atribuição do Prémio Carreira, criado pela APODEMO, que visa prestar homenagem pública a personalidades de relevo, que se destacaram, ao longo dos anos, nas diversas vertentes dos estudos de mercado. O António Salvador é um exemplo amplamente reconhecido dessa dedicação e excelência.
PME Mag. – Como o descreve como pessoa?
C. M. – Descrevo-o como sendo uma pessoa amiga do seu amigo, sempre disposta a ajudar, combativo e com uma capacidade de liderança acima da média. É alguém que respeita os seus compromissos e que procura consensos. É também uma pessoa apaixonada pelas causas em que se envolve, nomeadamente nos movimentos associativos, em que o andebol e a APODEMO merecem um papel de destaque. E, claro, não esquecendo o futebol e o seu Benfica.
PME Mag. – E como o descreve como profissional?
C. M. – O António é em minha opinião um exemplo de sucesso como profissional. Desde o início da sua carreira na empresa Contagem até à Liderança do grupo GFK, existe todo um percurso profissional de elevado valor. Homem dos sete ofícios, encontra tempo para se dedicar aos mais variados e diferentes projetos profissionais, educativos e associativos.
PME Mag. – Qual a sua importância para o setor do Associativismo em Estudos de Mercado?
C. M. – O António Salvador tem desempenhado um papel vital na APODEMO, desde a sua formação, ocupando vários cargos, desde Tesoureiro a Presidente da Direção e da Mesa da Assembleia-Geral. A sua representação ativa na EFAMRO e na ESOMAR salienta também a sua presença internacional no campo dos estudos de mercado, tendo o António assumido a representação da WAPOR em Portugal, desde fevereiro de 2022.
PME Mag. – Recorde alguns marcos importantes de intervenção direta do António Salvador na Sociedade Civil / na área dos Estudos de Mercado?
C. M . – Desde logo o de ter sido um dos sócios fundadores da APODEMO e, desde essa altura, ter lutado incessantemente para que as empresas de estudos de mercado se unissem e contribuíssem para uma cada vez maior valorização e reconhecimento da atividade em Portugal. Como anteriormente referi, tem também uma participação ativa na área de estudos de mercado a nível internacional, nomeadamente na EFAMRO e na ESOMAR.
Para além disto, tem lecionado a disciplina de Estudos de Mercado, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de lisboa, desde 2009, o que significa que têm igualmente um papel muito ativo na área do ensino relacionada com os estudos de mercado em Portugal
PME Mag. – Que legado deixa António Salvador para as próximas gerações?
C. M. – O António Salvador contribuiu decisivamente para a evolução dos estudos de mercado em Portugal e também para a defesa da ética em tudo relacionado com os mesmos. O seu contributo tem sido decisivo para a proteção dos dados do consumidor e para a transparência nas práticas de pesquisa.
Penso que, de forma resumida, se pode afirmar que o legado do António representa uma base sólida para o avanço contínuo dos estudos de mercado, inspirando outros profissionais a explorar novas fronteiras e impulsionando a inovação necessária nesta atividade.