Home / Empresas / O ERP Microsoft que ajuda as PME a serem mais sustentáveis – Caso de Sucesso Chatron
carlos brandao chatron
Carlos Brandão, CEO da Chatron (Foto: Pedro Ferreira)

O ERP Microsoft que ajuda as PME a serem mais sustentáveis – Caso de Sucesso Chatron

Por: Benedita Portugal, account e marketing manager no myBusiness365

A Chatron existe há mais de 25 anos e dedica-se ao desenvolvimento e fabrico de soluções de climatização e iluminação Eco no mercado nacional e internacional. Em 2010, decidiu apostar no desenvolvimento de novas soluções de iluminação solar natural, como é exemplo do tubo solar, que, neste momento, é a grande estrela do negócio. Desde então, a Chatron tem vindo a ganhar vários prémios nacionais e internacionais – como, por exemplo, o European Enterprise Awards 2020 e 2021, na categoria “The Best Solar Light Tube Manufacturer”, o 1.º Prémio Inovação na Tektónica (2017), entre outros. Existiu e existe um cuidado extremo durante o processo de desenvolvimento para que todos os produtos respeitem o princípio da economia circular e sejam o mais sustentáveis possível.

A partir de 2019, com o aumento progressivo dos custos de energia, as encomendas de soluções de iluminação, em especial do tubo solar, aumentaram consideravelmente. Na mesma altura, a pandemia da Covid-19, obrigou muitas empresas a apostar nos canais digitais. Consequentemente, a Chatron investiu num novo site e loja online de modo a acompanhar a novas necessidades do mercado.

Nesta onda de mudança, o software de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado pela Chatron já não acompanhava as necessidades da empresa. Após alguns estudos comparativos de mercado, optaram por investir na tecnologia Microsoft Dynamics 365 Business Central. Segundo o CEO da Chatron, Carlos Brandão, esta é “uma empresa que procura a versatilidade e quer ser flexível”. Esta necessidade, contou muito para a escolha da solução ERP myBusiness365. O responsável acrescenta que o ERP myBusiness365 é um “software versátil e todo ele na nuvem da Microsoft (Azure) que garante a segurança e proteção de dados”.

A Chatron escolheu o plano de subscrição myExpert do ERP myBusiness365 para gerir documentos, finanças e contabilidade, encomendas e stocks de armazém de forma centralizada.

A responsável do departamento financeiro, Sílvia Moreira, enquanto utilizadora diária do ERP myBusiness365, refere que o software “é fácil de utilizar”. Diz ainda que “o processo, desde a criação da proposta até à fatura é mais rápido e até intuitivo”. Isto significa que consegue “finalizar o processo de uma forma mais fácil, rápida e com menos trabalho”, otimizando as operações diárias.

O software ERP myBusiness365 é uma opção mais sustentável do que uma solução alojada num servidor local, uma vez que é uma solução 100% cloud. Ou seja, é uma solução SaaS (Software as a Service) onde o software e a infraestrutura de suporte são geridas pela Microsoft em data centers Microsoft Azure. Este modelo não só exige menos investimento como permite diminuir a utilização de recursos materiais, como o papel, o consumo de água e, consequentemente, a pegada carbónica de qualquer PME.

No futuro, a Chatron pensa em crescer e integrar a solução ERP myBusiness365 com outras ferramentas Microsoft, como, por exemplo, o Power BI. Com esta ferramenta é possível detalhar e personalizar a visualização dos dados em dashboards completamente dinâmicos.

O myBusiness365 é parceiro Microsoft Gold e oferece soluções de gestão ERP e CRM assentes em tecnologia Microsoft Dynamics 365, 100% cloud, acessíveis a partir de qualquer dispositivo móvel. A oferta myBusiness365 consiste em planos de subscrição que incluem licenças de utilizadores, serviços de implementação e configuração e plano de suporte. Tudo isto, com um investimento diluído a três anos.

Está interessado numa solução ERP ou CRM Microsoft? Marque uma reunião com um especialista no nosso website.

Aproveite a nossa campanha de desconto flash de 10% em serviços de implementação e configuração, a partir de 15 de setembro e só até 30 de setembro de 2022!

Assista ao vídeo de testemunho da Chatron aqui e saiba mais sobre as soluções myBusiness365 ERP e CRM Microsoft Dynamics 365.

(Conteúdo patrocinado)