Quinta-feira, Maio 29, 2025
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“O futuro passa pela relação entre a marca e os influenciadores” – Bruno Salomão

Por: Rafaela Silva

A agência de influenciadores SocialPlubli está presente em mais de sete países e conta com mais de 150 mil influenciadores e cerca de três mil campanhas realizadas. Fundada em 2015, com sede em Madrid, Espanha, a SocialPubli nasceu com a missão de apoiar empresas e marcas nas suas campanhas, para isso conta com a mais valia do marketing de influência.

A SocialPubli é uma agência 100% focado no marketing de influência, pelo que se torna fundamental conhecer bem os seus clientes, o target dos seus clientes, os potenciais influenciadores digitais, entre outras características imprescindíveis para delinear uma estratégia de campanha.

Em entrevista à PME Magazine, o Country Manager da SocialPubli, Bruno Salomão, explica o que é o marketing de influência e qual a sua importância para as empresas e/ou marcas num mundo digital.

PME Magazine (PME Mag.) – Com que finalidade nasceu a Agência SocialPubli? O foco foi sempre o marketing de influencers?

Bruno Salomão (B. S.) – A agência SocialPubli nasceu com a finalidade de tornar toda a vertente estratégica e operacional de uma campanha um processo mais fácil para os nossos clientes e parceiros. O nosso principal foco e posicionamento é ser o braço direito, quer a nível estratégico quer a nível operacional, dos nossos clientes e facilitar todos os processos inerentes à campanha. Desde a definição da estratégia e do plano editorial à escolha dos influenciadores e monitorização do conteúdo, é tudo tratado do nosso lado. O cliente apenas precisa de validar todos estes processos para podermos seguir com toda a operacionalização da campanha e acompanhamento da mesma.

PME Mag.  – O que é o marketing de influência?

B. S.  – O marketing de influência sempre existiu, visto que todos influenciamos à nossa maneira no nosso dia-a-dia com as pessoas que nos rodeiam. No entanto, com o surgimento dos primeiros blogues e das redes sociais, a porta para a construção de uma imagem ou partilha de experiências pelos próprios abriu-se. É, no fundo, um híbrido de ações de marketing que se baseia em passar uma mensagem por pessoas para uma audiência que seja relevante para a marca em questão. Com este tipo de estratégia, cria-se e aumenta-se muito a notoriedade de uma marca de modo a que esta alcance cada vez mais pessoas e, como consequência, gere mais vendas. Neste momento, as marcas apostam muito no marketing de influência e olham para este como uma certeza de mercado onde existem efetivamente resultados.

PME Mag.  – Olhando para a realidade da influência digital em Portugal, como olha para as empresas/negócios que não abordam ou utilizam este tipo de estratégia de comunicação?

B. S.  – O mundo do marketing de influência está sempre em constante mutação, tal é a evolução contínua e rápida que as redes sociais têm hoje em dia. Uma marca/empresa que acompanhe esta evolução é, paralelamente, uma marca atenta, que arrisca e evolui. Empresas que não apostam neste tipo de marketing e neste tipo de ações de estratégia digital mais facilmente ficarão estagnadas e não conseguirão acompanhar o pensamento do consumidor de hoje em dia, que é cada vez mais digital e cada vez mais conhece marcas nas redes sociais e compra através das mesmas.

Empresas que não apostam neste tipo de marketing e neste tipo de ações de estratégia digital mais facilmente ficarão estagnadas e não conseguirão acompanhar o pensamento do consumidor.

PME Mag.  – Que tipo de projetos e iniciativas desenvolve a SocialPubli?

B. S.  – A SocialPubli é uma agência em constante crescimento e sem medo de arriscar. Para além do foco principal ser o de criar um elo entre os nossos clientes e parceiros com os influenciadores de forma a facilitar todos os processos inerentes a uma campanha, também estamos presentes em iniciativas como eventos, agora, 100% digitais. Aproveito para referir que dia 15 de Junho vamos liderar um evento acerca do TikTok e de como esta é uma plataforma em crescente evolução. Partilharemos algumas estatísticas e um estudo que fizemos acerca da plataforma, assim como teremos convidados ligados ao mundo digital a dar o seu testemunho. Trabalhamos para dar a conhecer à nossa audiência um pouco mais sobre aquilo em que realmente somos especialistas que é o marketing de influência.

PME Mag. – Que características considera necessárias ter um influenciador no momento de “representação” de uma marca?

B. S. – No momento de representação de uma marca, existem várias características importantes a ter em conta num influenciador, sempre variando de cliente para cliente e de aquilo que nos pedem. E, na verdade, cada vez mais as marcas têm um maior conhecimento e exigência face ao mercado, o que é ótimo. Numa primeira fase, avaliamos bem quem é o nosso cliente, qual o seu propósito, objetivo, etc. A partir daí, a nossa equipa especialista em avaliação e pesquisa de perfis, faz uma avaliação de quais os melhores criadores de conteúdo e influenciadores para cada campanha a comunicar. É verdade que antes o número de followers era o critério de avaliação primordial para a criação de campanhas, mas isso mudou. Hoje, dependendo da campanha, faz todo o sentido avaliar o tipo de influenciador que queremos trabalhar, sejam eles nano, micro, middle ou macro influencers. Cada um tem o seu propósito e valor, e numa boa e robusta estratégia de marketing de influência faz sentido usarmos os diferentes layers. Por fim e não menos importante, focamo-nos nas métricas (não só no engagement rate), mas numa panóplia de métricas que nos permite avaliar de forma qualitativa e quantitativa estes dados. Este último ponto é o que determina a nossa maior probabilidade de termos melhores resultados e de gerarmos mais alcance. Em resumo, a qualidade de conteúdo, o facto de serem genuínos, a ligação à marca ou estilo de vida e as métricas que conseguimos avaliar são os passos essenciais para a definição do bom influenciador.

PME Mag. – Como olha para o futuro do marketing de influencers? Quais são as maiores expectativas?

B. S.  – Acredito ser uma área que ainda vai crescer imenso e que esta mesma evolução vai ser sempre paralelamente acompanhada com a evolução do nosso consumidor. O digital é o presente, mas também é o futuro e, por isso, estamos sempre informados cada vez que existe uma feature nova numa rede social ou algo que chame a atenção do consumidor, de modo a perceber como implementar nas nossas campanhas. A expectativa é que cada vez mais exista esta evolução para que consigamos ajudar os nossos clientes e parceiros a chegar a mais pessoas através do marketing de influência. De facto, o marketing de influência vive em torno das redes sociais e é um facto que ninguém tem uma bola de cristal, mas o social media está em constante crescimento. Vejamos o TikTok, que teve um boom gigante e talvez seja a rede social da moda (sendo que o Instagram ainda é a plataforma que mais movimenta investimento em termos de marketing de influência em Portugal), mas de repente, já começamos a ouvir falar do Poparazzi e, tomem nota, em breve iremos ouvir falar muito do Kwai. Falando apenas de novas redes sociais, mas a verdade é que as mais “old-school” como Instagram ou YouTube estão a evoluir com novas features e possibilidades para criadores de conteúdos e marcas infindáveis. No que toca especificamente ao marketing de influência, a minha visão é clara, o futuro passa pela relação entre a marca e os influenciadores, pela compreensão bidirecional destes stakeholders num processo mais a longo prazo do que a ações one-shot. A exigência do mercado vai, obrigatoriamente, fazer com que os influenciadores tenham maior conhecimento, maior detalhe nas suas ações, mais atenção aos seus conteúdos. Em traços gerais, o futuro é a relação entre os anunciantes e os influenciadores.

É verdade que antes o número de followers era o critério de avaliação primordial para a criação de campanhas, mas isso mudou.

PME Mag.  – Quando uma empresa vem ter com a vossa agência, por norma, quais são as razões que a levam a procurar-vos e a desenvolver campanhas no âmbito do marketing de influenciadores?

B. S. – Somos uma agência 100% focada em marketing de influência, ou seja, somos especialistas em perceber que tipo de ação estratégica apresentar ao nosso cliente de forma a gerar os melhores resultados e, simultaneamente, os melhores influenciadores para o fazer. De facto, este torna-se um fator diferenciador e que faz com que vários clientes e parceiros queiram trabalhar connosco. O nosso know-how permite criar uma estratégia diferenciadora, inovadora e direcionada a resultados. Pelo nosso forte background, conseguimos também levar a cabo negociações justas para os anunciantes e influenciadores (algo que por vezes é um desafio) e existe muita discrepância entre expectativas de um lado e de outro. Sem valores tabelados ou regulação, a noção dos preços de mercado é um desafio para os anunciantes e também para os próprios influenciadores. Por fim, resultados! Todas as nossas ações, estratégias e linha editorial são alicerçadas nos objetivos do cliente. E sim, é possível medir os resultados e o retorno. Estas são algumas das razões que nos levam a ser um aliado com impacto para marcas e agências. 

PME Mag. – Que mais valia trazem os influenciadores digitais, e até as próprias plataformas digitais, às marcas ou empresas?

B. S.  – Comunicação! Os hábitos mudaram, os comportamentos mudaram e comunicar através de influenciadores é um “must-have”. Seja pelos ad-blockers, seja pelo desgaste dos próprios anúncios, seja pelo facto que as gerações mais jovens seguem, essencialmente, pessoas e não marcas, seja pelo facto do estímulo e perceção da comunicação destes intervenientes ser diferenciada, todas estas razões levam a que as marcas apostem nesta vertente do marketing digital. Cada vez mais as pessoas criam ligações fortes com pessoas que nunca conheceram. Com a partilha de conteúdo por parte de influenciadores diariamente, criam-se ligações genuínas entre estes e a sua audiência o que faz com que na hora de tomar uma decisão a sua opinião e feedback num produto seja crucial. As redes sociais e principalmente o Instagram (plataforma rainha) são ferramentas poderosíssimas para dar a conhecer uma marca e aumentar exponencialmente as suas vendas.

Com a partilha de conteúdo por parte de influenciadores diariamente, criam-se ligações genuínas.

PME Mag.  – Quais são as maiores dificuldades que as empresas podem enfrentar num mundo em que existem várias plataformas digitais, vários criadores de conteúdos? Ou seja, como é que as empresas sabem qual o melhor meio e/ou rede social para fazer passar a sua mensagem?

B. S.  – A maior dificuldade no mundo das redes sociais para uma marca é o de não ser notado. No entanto, com uma análise atenta daquilo que o consumidor atual procura e com uma estratégia digital bem definida, essa notoriedade é quase garantida.  Neste momento, a plataforma rainha no digital é, sem dúvida, o Instagram, apesar do TikTok estar a sofrer uma evolução exponencial. Poder pesquisar, interagir em tempo real e fazer uma compra através de uma só plataforma é incrível e facilita imenso o consumidor dos dias de hoje. O importante é a marca apostar na rede social mais ativa no momento da campanha, ser seletiva com o tipo de influenciadores que procura, para que sejam pessoas que tenham o perfil da marca. O nosso trabalho passa muito por aí, apresentar um plano editorial e aconselhar no momento de todas estas escolhas. Mais importante, diria, é existir um trabalho minucioso das marcas e anunciantes perceberem onde está a sua audiência, onde estão os seus clientes atuais e futuros. Aí é onde devem estar! Se para uma marca faz todo sentido estar no Instagram, para uma outra marca essa plataforma pode ser redundante e o foco tem que passar pelo Tiktok ou Twitch ou YouTube. Ou em todas! É, claramente um desafio, mas é por isso que agências como a SocialPubli existem, para ajudar os seus clientes a posicionarem-se e comunicarem no melhor “espaço” e da melhor forma.

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Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

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Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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