Por: Ben Schreiner, Head of Business Innovation para o setor das PME
Quando pensamos em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML), IA generativa e até mesmo em transformação digital, não fazemos imediatamente a ponte com as pequenas e médias empresas (PME). Estas tecnologias parecem muitas vezes fora do alcance das organizações mais pequenas. Mas, à medida que o mundo caminha para um ‘novo normal’ em que a IA generativa se está a tornar cada vez mais acessível, chegou a altura dos líderes das PME avaliarem o impacto transformacional que esta tecnologia pode ter sobre os seus negócios.
A curiosidade pela IA generativa já existe. Surge em todas as conversas que tenho com clientes de PME. Acima de tudo, estes líderes empresariais estão à procura de orientação sobre como esta tecnologia pode ser aplicada e gerida. Acredito que a IA generativa pode ter um enorme impacto nas PME – se for utilizada da melhor forma. Sempre afirmei que a cloud é a grande uniformizadora, através da IA generativa considero que o antigo ‘campo de jogo’ está nivelado. Com uma estratégia de IA e tratamento de dados inteligente e robusta, a produtividade, eficiência, e os resultados financeiros de uma PME podem disparar.
A IA generativa é uma iteração progressiva das ferramentas de IA e ML, e os exemplos do seu potencial são cada vez mais visíveis, minuto a minuto. Embora seja tentador avançar diretamente para a IA, é importante que as PME comecem por identificar o problema que estão a tentar resolver – e depois trabalhem de trás para a frente. A tecnologia pela tecnologia não trará bons resultados.
Há algumas áreas em que a utilização da IA faz todo o sentido para o negócio das PME. A IA pode ser um grande apoio no aumento da produtividade, através da automatização de tarefas que consomem muito tempo: as equipas reduzidas das PME podem facilmente ficar atoladas em tarefas quotidianas. As ferramentas de IA generativa já estão habilitadas a acelerar tarefas aborrecidas, como gravar e resumir reuniões, definir os próximos passos, conceber ou melhorar materiais para apresentações importantes, criar ou editar conteúdos ou desenvolver todo o tipo de documentos, como um resumo executivo ou um modelo previsional. A IA generativa pode, também, minimizar o erro humano em tarefas repetitivas como o processamento de documentos. Para as PME de algumas indústrias, as soluções de IA generativa podem melhorar as ferramentas de manutenção preditiva, pois eliminam o trabalho manual de deteção de problemas no equipamento ou na produção, antes que estes se transformem em erros dispendiosos e de resolução demorada.
O nível de personalização das novas ferramentas de IA generativa têm um papel muito importante no que se refere à melhoria de todo o percurso de vendas. É fácil desenvolver rapidamente ferramentas de vendas, tais como guiões de chamadas ou respostas de correio eletrónico adaptadas a cada cliente individual e existem ferramentas específicas para cada setor – as PMEs que trabalham com comércio eletrónico, por exemplo, podem melhorar as suas ofertas e disponibilizar uma experiência mais personalizada aos seus compradores, o que ajuda a melhorar as taxas de conversão e retenção. Este nível de personalização pode ajudar as PME a criar e manter relações duradouras com os clientes, sem sacrificar o tempo e os recursos que este tipo de trabalho frequentemente exige.
A IA generativa pode ajudar as PME a simplificar as tarefas criativas que consomem muito tempo, como a criação de novos insights e conteúdos de marketing. Por exemplo, é possível pedir à ferramenta que crie um e-mail de vendas cativante, que gere downloads de uma nova aplicação, ou que crie e-mails com textos diferentes no ‘assunto’, preparados para testes A/B, e posterior publicação nas redes sociais – e a ferramenta entregará tudo em poucos segundos. Mesmo que o utilizador não goste de nenhuma das opções fornecidas, a ferramenta pode iniciar sessões de brainstorming de IA produtivas. As PME têm toneladas de dados valiosos, mas geralmente não têm tempo ou experiência para os trabalhar e, com eles, aprender mais sobre os seus clientes e produtos. As ferramentas de IA generativa facilitam em muito a obtenção de informações, ajudam a navegar em conjuntos de dados complicados ou desorganizados e a resumir as principais conclusões. Eventualmente, de acordo com a capacidade de processamento de linguagem natural (NPL) da ferramenta que potenciam a IA generativa, podem obter-se respostas a perguntas como “Que fontes de tráfego estão a gerar mais vendas?”. Essas respostas permitem às PME gerar novas formas de atrair, converter e reter clientes.
Melhorar o processo e a experiência de apoio ao cliente com IA generativa pode ocorrer de várias maneiras. Uma empresa pode ter horas de gravações de chamadas de atendimento ao cliente, mas não tem tempo ou recursos para analisar as informações de uma tão grande quantidade de dados. Com a IA generativa podem converter-se as gravações em texto, analisá-las e resumi-las para um formato fácil de compreender. Assim, desbloqueiam-se informações que permitam compreender melhor os problemas mais complicados dos clientes e otimizar os serviços para os resolver. Com a IA generativa torna-se muito mais fácil criar respostas inteligentes e personalizáveis para chatbots e outras ferramentas automatizadas de serviço ao cliente, resolver os problemas destes mais rapidamente e, desta forma, aumentar as taxas de retenção.
As PMEs enfrentam ameaças de cibersegurança todos os dias, mas pode ser difícil dedicar os seus poucos recursos a esta área. As ferramentas especializadas de IA generativa ajudam a manter os dados dos clientes seguros, graças a funcionalidades que incluem proteção melhorada contra fraudes, deteção de ameaças e resolução destas. Automatizam tarefas de compliance, e dão às PME de setores como os cuidados de saúde ou a banca, a paz de espírito necessária no que se refere ao cumprimento de requisitos regulamentares.
As ferramentas de IA generativa facilitam às PME a realização de tarefas técnicas de programação complexas, que anteriormente exigiam conhecimentos especializados, como a criação de código, e assim reduzem a necessidade de conhecimentos técnicos. Muitas ferramentas de IA generativa, alimentadas por Machine Learning, conseguem gerar código. Portanto, sem qualquer conhecimento técnico ou de linguagens de programação, as PME podem utilizar o processamento de linguagem natural para executar rapidamente tarefas como criar, atualizar ou melhorar os seus sites, ou até mesmo a experiência que o cliente tem na utilização de uma aplicação.
No que respeita às possibilidades de transformação de setores e experiências do cliente, através do recurso à IA generativa, ainda só vimos a ponta do icebergue.
Pode parecer magia, mas não é. É matemática real, é acessível e está pronta para começar a ajudar as PME agora mesmo. Recomendamos que as pequenas e médias empresas identifiquem no que gastam mais tempo e dinheiro, ou aquilo de que os seus clientes se queixam, para através desta tecnologia transformadora melhorarem o seu negócio. Pensar em grande e começar pequeno. Ao avaliar os problemas urgentes que precisam de ser resolvidos e ao otimizar a infraestrutura para a IA generativa, as PME de todos os setores podem começar a utilizar a tecnologia para acelerar e escalar o seu negócio hoje mesmo.