Por: Ana Vieira
Cada vez mais portugueses escolhem celebrar a passagem de ano fora de casa, optando pelo conforto e pela experiência de um hotel, seja em busca de uma festa memorável, de um jantar sofisticado ou de um refúgio tranquilo.
Em 2023, a taxa média de ocupação nos hotéis portugueses para celebrar a fim de ano foi de 75%, de acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal. Para este ano, a estimativa fica-se pelos 68%.
Em Lisboa, o Lumen Hotel realça quer a importância de preparar a data antempadamente, como a escolha de um programa diferenciador.
Em entrevista à PME Magazine, Sérgio Bernardo, diretor geral do Lumen Hotel, destaca o sistema de videomapping, que permite ao “longo de todo o ano a exibição de espetáculos temáticos, bem como projeções corporativas nos diversos eventos que são realizados no hotel”.
PME Magazine (PME Mag.) – Lisboa tem uma oferta hoteleira cada vez mais competitiva. Como é que o Lumen Hotel se posiciona para atrair clientes nacionais e internacionais, especialmente durante uma época de grande procura, como a passagem de ano?
Sérgio Bernardo (S. B.) – Sem dúvida, Lisboa tem uma oferta hoteleira não só muito competitiva como também com muita qualidade, o que é fantástico para o destino e ajuda na promoção do mesmo. O Lumen Hotel integra a United Hotels of Portugal, responsáveis pela promoção e divulgação comercial do hotel, o que é uma mais-valia enorme, pois têm uma presença muito forte a este nível e ajuda indubitavelmente a atrair clientes nacionais e internacionais durante todo o ano, inclusivamente para esta altura tão especial como a passagem de ano.
O facto de a promoção também ser feita com muita antecedência, com as ofertas temáticas e diferenciadoras como as que temos para a passagem de ano a serem pensadas cuidadosamente, contribui imenso para o resultado final e neste caso em especial, o hotel estará completo na passagem de ano como habitualmente sucede.
PME Mag. – Como é que a digitalização e a tecnologia têm sido usadas no Lumen Hotel para personalizar e melhorar a experiência do cliente, não apenas no dia a dia, mas também durante eventos especiais como o réveillon?
S. B. – O Lumen Hotel tem uma componente tecnológica muito vincada, é aliás uma das imagens de marca desta fantástica unidade.
“(…) recursos de videomapping para uma exibição temática à meia-noite, composta por um fogo de artifício digital”
Quartos equipados com tablets onde os clientes podem não só encontrar toda a informação do hotel como interagir com as equipas, WIFI de elevadíssima qualidade, business center equipado com cabine acústica, mas logicamente que o destaque tem de ser feito para o hardware e software de videomapping, que permitem ao longo de todo o ano a exibição de espetáculos temáticos, bem como projeções corporativas nos diversos eventos que são realizados no hotel, contribuindo de forma ímpar para eventos altamente diferenciadores, em cenários indescritíveis. Logicamente que o Reveillon não é exceção e utilizamos assim os recursos de videomapping para uma exibição temática à meia-noite, composta por um fogo de artifício digital, antecedida não só do show residente e diário – The Lisbon Light Show, como do espetáculo sazonal de Natal acompanhado pela projeção de neve artificial no lindíssimo pateo interior do hotel.
PME Mag. – Na vossa oferta de fim de ano existe alguma colaboração com produtores ou fornecedores locais?
S. B. – No pack de fim de ano existem diversas colaborações com fornecedores locais e nacionais, desde a criação dos espetáculos de videomapping como aos produtos que constituem as nossas ofertas gastronómicas para esta data tão especial.
Já para a decoração do hotel temos uma abordagem diferente, gostamos de envolver quem nele exerce funções diariamente, deixar que as equipas possam dar azo à criatividade e nos ajudem a personalizar esta que também é a casa deles, com ações diferenciadores como a pintura manual e personalizada dos vidros que constituem a fachada principal do hotel. Os clientes gostam de saber que valorizamos os recursos nacionais e locais, assim como ficam deliciados por ver esta envolvência das equipas de uma forma tão pessoal e única.
PME Mag. – Preparar um evento como a passagem de ano exige uma grande coordenação de equipas humanas e recursos. Quais são os maiores desafios que enfrentam e como garantem o serviço?
S. B. – A planificação atempada é fulcral a todos os níveis, seja no que diz respeito às equipas como as necessidades de recursos. A grande dificuldade que afeta muitos hotéis é sem dúvida a escassez de recursos humanos, a qual se agrava quando as necessidades aumentam em resultado de alterações ou vendas de last-minute, mas felizmente o Lumen Hotel é uma unidade privilegiada, pois não só temos equipas estabilizadas que nos garantem a habitual excelência de serviço nesta altura tão exigente, como temos há muito previsões de o hotel estar completo, não existindo assim a possibilidade de muitas alterações de ultima hora e ações subsequentes que possam colocar a qualidade do serviço em teste.
PME Mag. – Quais são os vossos planos e expectativas para o próximo ano, em termos de crescimento, inovação e experiência do cliente?
S. B. – As expectativas para 2025 são as melhores, pois tudo indica que caminhamos para mais um ano de sucesso, com excelentes níveis de ocupação e com o mercado mais uma vez a registar um crescimento sustentado.
“melhoria nos equipamentos de audiovisuais afetos aos eventos”
Temos em pipeline várias projetos, que nos irão ajudar a inovar como sempre procuramos fazer, com destaque para uma melhoria nos equipamentos de audiovisuais afetos aos eventos, bem como à implementação de um software diferenciador de sinalética digital. Logicamente que todas as melhorias impactam sempre positivamente nos clientes e felizmente tudo o que temos vindo a fazer tem sido amplamente reconhecido pelos nossos clientes e esperamos que assim continue.