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Fernando Batista, diretor executivo da Do It On (Foto: Divulgação)
Fernando Batista, diretor executivo da Do It On (Foto: Divulgação)

O marketing e as relações públicas vão mudar em 2023

Por: Fernando Batista, diretor executivo da Do It On

Todas as marcas precisam de estar assentes numa arquitetura de marketing e comunicação que lhes permita captar a atenção e o interesse dos seus públicos e consumidores para os levar a considerar a compra. Esta é uma regra básica de marketing que todos sabemos ao abrir portas.

A pandemia, acarretou muitas mudanças onde as novas tecnologias, plataformas e comportamentos dos consumidores sofreram alterações e, consequentemente, a forma como as empresas comunicam e se relacionam com os seus públicos.

É crucial saber como comunicar e que seja feito com coerência e consistência para que não se perca relevância. É por isso essencial que se defina corretamente a estratégia de marketing e comunicação, sendo que é através da mesma que irá definir a forma como se apresenta no mercado e como pretende alcançar novos clientes.

Acredito que com a globalização do mercado, as empresas sentem-se obrigadas a investir mais na sua comunicação e imagem, de forma a se integrarem e diferenciarem neste ambiente cada vez mais competitivo e disputado. Para que a sua marca consiga acompanhar o mercado, necessita de ajustar a sua estratégia às novas tendências para se posicionar corretamente de modo a alcançar o sucesso desejado.

Mas afinal quais são as principais tendências que estão a moldar o futuro do marketing e das relações públicas para este novo ano que se avizinha?

  1. Marketing Experimental

A área do marketing que se foca na criação de experiências e eventos para que os clientes possam interagir de uma forma mais direta com a marca.

  1. Racional Buying

É o processo de tomada de decisão, no qual o consumidor analisa os prós e os contras antes de realizar uma compra.

  1. Marketing for Trust

É a abordagem do marketing que se concentra em construir a confiança com os clientes e estabelecer relações duradouras.

  1. Social Shopping

É uma forma de venda, seja de produtos ou serviços, através de plataformas digitais, o que permite que os consumidores compartilhem as suas experiências de compra com outros utilizadores, influenciando as suas decisões de compra.

  1. Marketing de Afiliados

Corresponde a um modelo de negócio em que uma empresa oferece uma comissão a outra empresa ou indivíduo com o intuito de estes promoverem os seus produtos ou serviços.

  1. Inteligência em Tempo Real

É, sem dúvida alguma, uma ferramenta muito útil para o marketing e para as relações públicas, pois ajuda na personalização da experiência do consumidor.

  1. Marketing de Automação

Recurso a tecnologia no marketing, isto é, usar a tecnologia para automatizar tarefas e processos de marketing.

  1. Web 3.0

É considerada a próxima fase da World Wide Web que tem como foco tornar a web mais inteligente e interativa, de modo a permitir que os utilizadores tenham experiências mais enriquecedoras e personalizadas.

  1. Comunicação de Segurança

A cibersegurança tem vindo a ganhar relevância nas empresas e é cada vez maior a necessidade de criar mecanismos e planos de comunicação de cibersegurança que vão para além da comunicação de crise.

  1. Green Truth

É a clarificação e adoção de políticas sociais e ambientais pelas empresas.

Apresentadas as tendências para 2023, concluímos que o mercado já não se trata da venda pura e dura ao cliente. Os consumidores pretendem que lhes sejam proporcionadas experiências memoráveis que lhes façam querer voltar a adquirir os produtos e/ou serviços da sua marca, nunca esquecendo que, para isto, é necessário manter o contacto constante com o cliente.