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O mercado pode atingir os 395 mil milhões de euros no ano de 2025 (Foto: Pexels)

Mercado de bens desportivos deverá crescer entre 8% a 10% ao ano até 2025

O mercado global de artigos e equipamentos desportivos poderá crescer entre 8% a 10% anualmente durante os próximos quatro anos, atingindo os 395 mil milhões de euros no ano de 2025, de acordo com o relatório da World Federation of the Sporting Goods Industry (WFSGI) e da McKinsey & Company – “Sporting Goods 2022 – The New Normal is Here”.

No estudo são apontadas cinco tendências que vão marcar a indústria dos bens desportivos em 2022: o impulso no crescimento digital, a aceleração da sustentabilidade, a evolução para o social commerce, a reconfiguração dos canais de distribuição e o imperativo de criar novas estratégias na cadeia de abastecimento.  

A nível mundial, “as empresas do setor dos artigos desportivos tiraram partido dos ventos favoráveis, que começaram já em 2020 e aceleraram à medida que a economia global começava a recuperar. No entanto, embora o crescimento tenha regressado em 2021, o jogo alterou-se e o setor está a enfrentar desde mudanças a nível de padrões de consumo, passando pela rutura da cadeia de abastecimento até uma transformação do seu ecossistema de distribuição”, refere Ignacio Marcos, sócio sénior da McKinsey & Company na Península Ibérica

Antes da pandemia, a maioria das empresas analisadas pelo relatório tinha margens EBIT (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) de 8 a 15% e um crescimento anual de vendas na casa dos 5 a 10%. No ano passado, apenas algumas empresas especializadas conseguiram superar a média, com margens e vendas superiores a 15%. Apesar da desaceleração que trouxe a pandemia, a maioria das empresas de artigos desportivos continuaram a registar lucros acima da média.