Home / Empresas / O mundo mudou e Portugal continua o melhor destino turístico do mundo
Artigo de opinião de Luis Araújo na PME Magazine
Luís Araújo foi figura de capa da edição de julho de 2018 da PME Magazine

O mundo mudou e Portugal continua o melhor destino turístico do mundo

Por: Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal  

Foto: Turismo de Portugal 

O turismo é um setor resiliente e dinâmico que tem sabido adaptar-se e dar resposta às alterações do mercado. Se é verdade que a crise provocada pela Covid-19 tem efeitos ímpares na atividade económica, não é menos verdade que se trata de uma situação temporária. 

Graças a uma estratégia concertada de saúde pública com medidas claras e objetivas, da implementação de uma série de iniciativas de apoio às empresas e do estrito cumprimento, por parte dos cidadãos, das recomendações emitidas pelas entidades governamentais, Portugal está a conseguir posicionar-se como exemplo a nível internacional no controle e condução da situação de pandemia.

Se a isso adicionarmos a estratégia de posicionamento do Turismo de Portugal, com uma comunicação tática e factual, mas também emocional, o destino Portugal terá certamente a capacidade de recuperar e, sobretudo, de reagir de forma mais relevante e no tempo mais pertinente.  

Temos um turismo reconhecido pela sua qualidade a todos os níveis, desde as infraestruturas, às acessibilidades, recursos humanos e diferenciação da oferta. E queremos continuar a ser percecionados dessa forma. 

Apesar deste contratempo, continuamos a ser um exemplo mundial a nível de oferta turística, proporcionando experiências únicas, gerando confiança àqueles que nos visitam.  

É nesse contexto que o Turismo de Portugal criou o selo Clean & Safe – para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19, bem como imprimir segurança a todos os profissionais que recebem turistas e reforçar a confiança de quem nos visita.  

O selo Clean & Safe é válido até 30 de abril de 2021, é gratuito, opcional e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas. 

Este selo abrange toda a cadeia de valor do turismo e inclui, nesta fase, hotéis, alojamento local, empresas de animação turística, restauração, golfe e rent-a-car, constituindo uma declaração voluntária de cumprimento de requisitos que muitas empresas incrementaram com protocolos específicos para as diferentes tipologias de serviços.  

Com esta iniciativa pretendemos transmitir às empresas informação sobre as medidas mínimas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos, mas, sobretudo, promover Portugal como destino seguro, do ponto de vista dos cuidados a observar para uma cuidada e eficaz manutenção das condições que evitem a propagação do Coronavírus, numa atuação concertada, com o envolvimento de todas as empresas do setor e apelando à responsabilidade de todos: autoridade pública, fornecedor de serviço e cliente.

A elevada adesão, com mais de 4.000 selos disponibilizados, evidencia de modo muito significativo o compromisso das empresas portuguesas em acolher os turistas em segurança. 

Assim que o turismo internacional demonstrar sinais de reerguer-se, devemos imprimir todos os esforços no sentido de manter Portugal como o primeiro destino a visitar, continuando a acompanhar de perto o tecido empresarial do turismo nacional, dando a melhor resposta possível às suas preocupações e necessidades. 

O melhor destino do mundo continua autêntico, diversificado, atrativo, inclusivo e seguro. Mantemos o propósito e o compromisso de receber bem e de garantir que todos os que nos visitam podem viajar pelo país, seguros e com confiança.  

Porque o mundo pode ter mudado, mas aquilo que faz de Portugal o melhor destino turístico do mundo, que nos distingue dos demais e que faz o turista querer regressar, continua cá.  

Queremos regressar aos resultados extraordinários dos últimos anos e, com esforço e dedicação, todos juntos, conseguiremos. 

Artigo originalmente publicado na edição de Julho de 2020

Luís Araújo foi figura de capa da PME Magazine em 2018.