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Manon Rosenboom Alves, Formadora Vantagem+

O poder do Lego Serious Play no contexto empresarial

Por: Manon Rosenboom Alves, Formadora Vantagem+

Imagine o seguinte cenário: foi convocado para (mais) uma reunião demorosa supostamente para discutir um novo produto ou serviço. Apenas algumas pessoas falaram, as restantes ficaram sem motivação ou coragem de dizer algo e no fim saíram sem um plano de ação concreto. Ou convidaram-no para participar num evento de team building para melhorar a comunicação na equipa, mas depois da diversão constata que no local de trabalho nada mudou… 

Provavelmente, já passou por isto e, lamentavelmente, além de gastar imenso tempo e dinheiro em atividades que não geram valor, estas desmotivam os colaboradores e impedem a inovação. 

Estratégia Lego Serious Play foi criada quando a própria Lego estava quase na falência

O Lego Serious Play (LSP) surgiu nos anos 1990 quando a própria empresa Lego estava quase na falência. Descobriram que com os seus próprios blocos podiam construir modelos para refletir sobre novas estratégias para a empresa e assim nasceu uma nova metodologia. Desde esta data, a metodologia já foi usada em inúmeras empresas internacionais e nacionais, como na Microsoft, SAS, P&G e BPI. 

O poder da metodologia Lego Serious Play 

As vantagens do uso da metodologia LSP são muitas: 

  • Em primeiro lugar, quando as pessoas veem os legos na mesa, o ambiente muda logo para um mais leve e descontraído. Este ambiente é crucial para criar um espaço seguro para falar sobre temas que podem ser sensíveis ou difíceis de exprimir para algumas pessoas. O facilitador tem aqui um papel crucial; 
  • Em segundo lugar, numa sessão com Lego Serious Play, as pessoas vão ter acesso a muito mais informação que têm dentro deles do que se só falassem sobre o tema em questão. 70% dos nossos neurónios estão diretamente ligados às mãos, pelo que, ao incluí-las nos exercícios, a criatividade é muito mais potenciada e a informação partilhada é mais relevante e profunda.  
  • Em terceiro lugar, todas as pessoas constroem e partilham os seus modelos. É um processo democrático em que a escuta ativa, o storytelling (dar significado ao modelo construído através de metáforas) e a cocriação são temas centrais. Além dos modelos individuais, a sessão pode também incluir a construção de um modelo partilhado pela equipa toda, por exemplo no âmbito de alinhamento da estratégia organizacional ou para definir a identidade da equipa; 
  • Por fim, uma sessão com Lego Serious Play não é simplesmente uma atividade de team building. O facilitador constrói um plano de sessão consoante o desafio ou problema que existe na equipa ou empresa para os participantes tomarem consciência da situação real e chegar a conclusões claras. A sessão pode (de preferência) também incluir um plano de ação.  

Em que contexto o Lego Serious Play é eficaz? 

Podem ser utilizados nos mais variados contextos, como por exemplo: 

  • Tomar consciência do nível (ou falta) de coesão da equipa e formas de melhorar o espírito de equipa (colaboração e entreajuda); 
  • Planeamento estratégico; 
  • Inovação de produtos ou serviços; 
  • Desbloquear a criatividade; 
  • Recrutamento e seleção; 
  • Gestão de conflitos; 
  • Criação de novos modelos de negócio; 
  • (Personalbranding
  • Coaching

Muitas vezes, no fim das sessões, os participantes dizem que não tinham ideia de que os colegas estavam com os mesmos desafios do que eles e que a sessão aumentou a compreensão e a empatia. Num mundo que está a ficar rapidamente mais digital e online, é crucial dar atenção a estas caraterísticas humanas, pois, sem elas, a inovação e a agilidade da empresa são travadas. Além disso, a colaboração será muito menos eficaz quando as pessoas não se sentirem conectadas e alinhadas. Somos e seremos sempre seres sociais!