Home / Empresas / “O propósito é aumentar a proteção e a segurança dos clientes” – Luís Quintino
Luís Quintino, diretor de operações da Securitas Direct (Foto: Divulgação)
Luís Quintino, diretor de operações da Securitas Direct (Foto: Divulgação)

“O propósito é aumentar a proteção e a segurança dos clientes” – Luís Quintino

Por: Marta Godinho

A Securitas Direct é uma empresa de segurança com foco em inovação tecnológica para um serviço eficaz de segurança para os seus clientes. Em entrevista com a PME Magazine, Luís Quintino, diretor de operações da Securitas Direct, fala-nos sobre os novos alarmes e a sua segurança, o segredo de ser marca número um em sistemas de alarme e os objetivos delineados para este ano.

PME Magazine (PME Mag.) – Como carateriza a empresa?

Luís Quintino (L. Q.) – A Securitas Direct é um reflexo da sociedade que cada vez mais dá primazia à sua segurança e ao seu bem-estar. Por isso mesmo, ao longo dos anos crescemos como empresa, passando a ser a empresa número um na Europa e, em particular, em Portugal. Temos, desde sempre, foco na inovação tecnológica, que nos permite oferecer as soluções mais adequadas aos nossos clientes, com a maior eficácia possível e garantindo sempre a máxima confiança. No entanto, asseguramos isto também com o apoio dos nossos colaboradores, que nos ajudam a dar um serviço de excelência e a manter 365 dias por ano a segurança dos nossos mais de 170 mil clientes.

PME Mag. – Como funcionam os vossos novos alarmes?

L. Q. – Os novos alarmes da Securitas Direct da gama PreSenseTM têm três níveis de proteção que atuam em momentos de risco. O primeiro nível conta com um sistema de anti inibição que garante que os sinais de alarme são enviados independentemente da situação e da forma de ataque, já que se encontram na rede de transmissão de sinais ATN desenvolvida e utilizada exclusivamente pela Securitas Direct, que é imune a qualquer tentativa de inibição de sinais. O segundo nível diz respeito aos detetores de acesso Shock Sensor, sensores de tecnologia avançada que são colocados em pontos de acesso vulneráveis em casas ou em empresas, como portas, janelas ou outras entradas. Estes sensores dispõem de uma tecnologia única e avançada que permite desencadear um alerta em qualquer caso de abertura, de golpe ou de vibração. A decisão de enviar este sinal passa depois pelo último nível de proteção que esta tecnologia tem. As câmaras Arlo e os detetores fotográficos de alta resolução, que correspondem ao terceiro nível de proteção são colocadas no interior das casas ou das empresas e nas entradas das mesmas e, além de gravarem e permitirem o acesso imediato à gravação, bem como armazenarem continuamente na cloud as imagens, fazem uma análise inteligente das mesmas, detetando o movimento suspeito e identificando se este é ou não um risco.

PME Mag. – Qual é o principal propósito do novo alarme?

L. Q. – A nova gama PreSenseTM tem uma capacidade de antecipação muito grande e, tendo uma tecnologia mais avançada, permite reduzir ainda mais o tempo de reação a situações de risco, para menos de 20 segundos. Além da proteção dada pelos sistemas de alarme, os clientes querem sempre que a resposta a uma possível intrusão seja a mais rápida possível. É nesse sentido que temos trabalhado para oferecer sempre mais qualidade aos nossos clientes e é com esse intuito que lançamos o PreSenseTM. O grande propósito é conseguir aumentar a proteção e a segurança dos clientes, assim como reduzir os tempos de resposta a possíveis intrusões.

PME Mag. – É evidente que a reação é muito importante numa situação de risco. Como é que a Securitas Direct consegue distinguir-se das demais com cada vez menos tempo de reação?

L. Q. – A Securitas Direct é a única empresa especializada em alarmes no mundo e conta com a Rede ATN, uma rede de transmissão de sinais única que foi desenvolvida para ser utilizada em exclusivo pela empresa. Esta rede permite que, mesmo que tentem inibir as redes de frequência ou cortem as linhas de telefone e de eletricidade, seja enviado um sinal para a nossa central recetora, disponível 24 horas por dia, onde a situação é analisada. Com a presença constante dos nossos funcionários na central de alarmes, depois de ser detetado um possível caso de perigo, o vigilante valida com o cliente a existência de uma ocorrência e, caso esta seja confirmada, é imediatamente feito o contacto com a polícia e enviado um alerta para que todos os procedimentos de segurança e de emergência possam ser acionados. Esta capacidade de resposta constante distingue a Securitas Direct das restantes empresas do setor.

“Estamos a falar de um sistema de inteligência artificial que consegue identificar se existe realmente perigo ou não. Isto tudo ocorre em menos de 20 segundos.”

PME Mag. – De que forma é que este dispositivo vem adicionar mais segurança e fidelização junto dos vossos clientes?

L. Q. – Os alarmes com tecnologia PreSenseTM permitem que atuemos antes de as situações se tornarem um problema. Esta tecnologia possibilita que sejam detetadas quaisquer tentativas de intrusão antes que elas ocorram. Além disso, estamos a falar de um sistema de inteligência artificial que, ao analisar sinais e imagens em tempo real, consegue identificar se existe realmente perigo ou não. Isto tudo ocorre em menos de 20 segundos, um tempo de resposta muito reduzido e que permite uma ação muito mais rápida e imediata.

PME Mag. – Qual é o segredo para se tornarem a marca número 1 em todo o mundo especializada em sistemas de alarme?

L. Q. – O segredo passa pelas pessoas e pela inovação tecnológica. Na Securitas Direct temos colaboradores cuja formação é feita de forma contínua e rigorosa para que possam, em qualquer circunstância, saber como agir da melhor forma possível e dar aos clientes a resposta de que precisam. A isto junta-se a nossa capacidade de inovação que permitiu que investíssemos ano após ano em alarmes cada vez mais desenvolvidos e com maior capacidade de antecipação e de mais segurança ainda. É o caso do conjunto de alarmes PreSenseTM que permitem reduzir ainda mais o tempo de reação a situações de risco, para menos de 20 segundos graças à inteligência artificial, mas também dos alarmes Verisure, por exemplo, que permitem um maior controlo por parte dos clientes e procuram ter um maior fator de dissuasão ou do ZeroVision que em caso de intrusões impede o ladrão de avançar, ao gerar uma situação de visibilidade zero. É, por isso, graças aos nossos produtos de alta tecnologia que se aliam a colaboradores especializados e com capacidade de resposta 24 horas, durante 365 dias por ano, que conseguimos ser a marca número um neste mercado.

“Esta capacidade de resposta constante distingue a Securitas Direct das restantes empresas do setor.”

PME Mag. – Quais são os próximos planos e objetivos delineados para 2023?

L. Q. – O que temos planeado para 2023 é continuar a investir em novas tecnologias e serviços para que nos continuemos a destacar como uma empresa de referência no setor. Num ano que se avizinha muito exigente financeiramente, o objetivo é investir para manter e melhorar a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos clientes. Planeamos também o lançamento de novos produtos, tanto para novos clientes como para aqueles que já são protegidos pelos sistemas de alarmes da Securitas Direct.