Home / Opinião / “O que a boca cala, o corpo fala” – Alexandre Monteiro
corpo
Alexandre Monteiro, Profiler e mestre em decifrar pessoas (Foto: Divulgação)

“O que a boca cala, o corpo fala” – Alexandre Monteiro

Por: Alexandre Monteiro, Profiler e mestre em decifrar pessoas

A linguagem corporal é demasiado importante para a deixar ao acaso. Assim, sequer melhorar a imagem de confiança, credibilidade e liderança, pode começar simplesmente por melhorar a linguagem corporal.

1) Contacto visual

Contacto visual intenso, quem o faz pensa estar a transmitir confiança e credibilidade, no entanto, essa pessoa irá ser percebida como rude, hostil e fria. Em contexto de negócios, este contacto visual intenso poderá ser percebido como uma intenção deliberada de dominar, intimidar ou menosprezar o outro.

Contacto ocular fraco ou ausente poderá dar a entender que está desconfortável, com falta de confiança ou desinteressado. Regra geral, o contacto visual direto deve ser efetuado durante 60% a 70% do tempo numa conversa, aumentando-o ligeiramente quando fala e minimizando enquanto ouve.

2) Domine o aperto de mão

Um estudo sobre apertos de mão mostrou que as pessoas são duas vezes mais propensas a lembrarem-se de si e a reagir de uma forma mais amigável se lhes apertar a mão. Além do aperto de mão, pode criar um impacto mais duradouro e positivo se adicionar uma única palavra, o nome da pessoa ao tradicional: “Muito gosto”.

3) Fale com as mãos

Os gestos estão ligados à fala. Enquanto fala, gesticule de forma a exemplificar e dar mais poder e significado às palavras, se não, as palavras que verbaliza vão ser percebidas como menos credíveis e menos sentidas. Os movimentos das mãos devem ser entre a cintura e os ombros, relaxados, mostrando as palmas das mãos para demonstrar mais credibilidade e sinceridade.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.