Por: Ana Rita Justo
Das mãos dos organizadores da Web Summit surge, pelo quinto ano, a Collision, um evento de base tecnológica que este ano decorreu em Toronto e contou com a presença de cinco empresas portuguesas. Fomos saber o resultado deste investimento.
Mais de 25 mil pessoas de 125 países diferentes deslocaram-se a Toronto, em maio deste ano, para assistir à Collision, evento irmão da Web Summit, mas com foco na América do Norte. Crossjoin, Itscredit, Infinite Foundry, Fractal Mind e Winwel Electronics foram os projetos portugueses que se apresentaram ao mercado norte-americano neste evento, de onde a visibilidade e a geração de leads foram o que mais retiraram.
Com um conceito de gamificação para resolver problemas no mundo dos negócios, a Fractal Mind participou na Web Summit no ano passado, o que lhe valeu aprovação imediata da parte da organização da Collision para participar no evento.
“Como tinham tido um feedback fantástico da nossa participação em Lisboa disseram-nos logo que estávamos aprovados para participar, ou seja, sem passar por todo o processo de seleção”, revelou à PME Magazine Tiago Perdigão, CEO da empresa.
O mercado da América do Norte é um dos apetecíveis para a Fractal Mind, “com especial ênfase no Canadá, onde a gamification está bastante evoluída e é muito utilizada pelas empresas”, confessa o responsável, daí o interesse no evento. O resultado foi, por isso, “bastante positivo”.
“Posso dizer que fomos convidados por várias regiões do Canadá a transferir o nosso negócio para lá, com incentivos bastante interessantes.”
Uma economia “influente”
Já para João Modesto, fundador da Crossjoin, consultora tecnológica com sede em Lisboa e já com operações em vários países, esta foi uma oportunidade para tentar crescer no país, onde a Crossjoin já se encontra a trabalhar “com a maior empresa de telecomunicações do Canadá”.
“Há muito por onde crescer neste país. O Canadá tem uma economia das mais influentes do mundo e Toronto é considerada uma potência tecnológica, já apontada como a nova Silicon Valley.”
Depois de três edições na Web Summit, houve até quem reconhecesse a Crossjion na Collision, o que tornou esta participação ainda mais especial. O foco da empresa estava no setor bancário, “um dos maiores do mundo”, sublinha João Modesto.
“Estamos, neste momento, a estudar a possibilidade de colaboração com algumas das empresas que estiveram na Collision”, revela o responsável, que “pretende aumentar os clientes a nível internacional”, mas também a presença em Portugal.
“Estamos presentes um pouco por todos os continentes. Na Europa, além de Portugal, estamos no Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica e Espanha. No continente americano temos projetos no Peru, Chile e Canadá.”
Destino: EUA
Focado na expansão para aquele país, onde já tem clientes, João Lima Pinto, CEO da Itscredit, spin-off da ITSector que nasceu em 2018 com soluções de software de crédito, esta foi uma boa oportunidade para aumentar a visibilidade da empresa no mercado canadiano.
“Marcámos um conjunto de reuniões importantes, fomos visitados no nosso stand por várias pessoas que partilharam comentários e sentiram-se inspiradas pelas nossas soluções. Toda esta dinâmica gerou leads, parcerias e brand and market awareness”, exultou João Lima Pinto. Contudo, o objetivo final desta startup é mesmo entrar no mercado dos Estados Unidos.
“Temos a ambição de criar uma rede de parceiros globais, através de cross-selling em clientes existentes”, acrescenta.
Já a Infinite Foundry, plataforma cloud que permite a otimização de processos de fabrico e treino de funcionários através de tecnologia 3D, vê na América do Norte um potencial para a expansão internacional.
“Conseguimos interagir com o ecossistema local, tanto ao nível das grandes empresas que estão a olhar para esta fábrica digital, como investidores especializados em indústria, que é algo um pouco mais difícil de encontrar em Portugal”, diz André Luz, sócio fundador da empresa.
A América do Norte é, por isso, um alvo ainda neste segundo semestre de 2019, depois de uma presença importante na Coliision.
“Temos a nossa tecnologia implementada em clientes de referência na América Latina, como a Mercedes-Benz, Volkswagen, Peugeot Citroen, Electrolux. O nosso objetivo é escalarmos para outras regiões do mundo que têm clusters fabris estratégicos para nós, nomeadamente Europa Central (Alemanha e França), Ásia (China e Japão), e América do Norte (EUA e Canadá).”
Depois de Las Vegas e Nova Orleães, esta foi a primeira vez, ao fim de cinco edições, que Toronto recebeu a Collision. Entre os oradores de peso contam-se Alex Stamos, antigo chefe de segurança do Facebook, a diplomata costa-riquenha Christiana Figueres, o cantor Akon, Evan Williams, fundador e presidente da Medium, Peggy Johnson, da Microsoft, e Dadiv Eun, da Samsung.
Em 2020, o cenário repete-se.