Home / Influencia-me / “O que parecia uma utopia é hoje um projeto real” – João Cajuda 
joão cajuda mateus rosé
João Cajuda é uma das caras da Mateus Rosé (Foto: Divulgação)

“O que parecia uma utopia é hoje um projeto real” – João Cajuda 

Por: Rafaela Silva 

Uma das referências no setor do turismo e viagens, em Portugal, João Cajuda é o entrevistado deste mês no Influencia-me. O empresário e influenciador conta-nos como é que esta aventura pelo mundo das viagens começou e como conseguiu, ao longo do tempo, criar parcerias duradouras. Em conjunto com o responsável de marketing da Sogrape, João Pedro Reis, que detém a marca Mateus Rosé, João Cajuda explica como é que esta parceria corre os locais mais incríveis do mundo e qual o segredo para manter uma boa relação com os parceiros.  

Há vários anos com presença na televisão e no digital, João Cajuda é referência no que toca ao mundo das viagens. Sobre aquele que tem sido o seu maior projeto e que “começou um bocadinho por brincadeira”, quando estava a licenciar-se em Ciências da Comunicação, o blogger, como gosta de ser tratado, refere que o que começou por ser um blogue de viagens, redação de artigos, fotografias e vídeos de viagens rapidamente se transformou em parcerias com hotéis, entidades de turismo, agências de viagens, por exemplo, sendo que “as coisas se foram desenrolando ao ponto de criar a minha própria agência de viagens”.  

“De repente, passaram nove anos desde que comecei este projeto. O que inicialmente parecia uma utopia é hoje um projeto real”, acrescenta. 

No que toca à escolha das marcas, João Cajuda refere que definiu, desde cedo, que apenas trabalharia com empresas com as quais se identificasse, fáceis de comunicar e que trouxessem algo de interessante para o crescente público que, entretanto, o começara a seguir. Assim surge, também, a parceria com a Mateus Rosé.

“Aposta vencedora”

O responsável de marketing da Sogrape, João Pedro Reis, vê nesta parceria “uma aposta vencedora”, que chega aos seus clientes de forma orgânica e impactante. A escolha do João Cajuda enquanto uma das figuras das campanhas da Mateus Rosé é propositada, especialmente por ser “muito acarinhado” e ter um percurso também ele bastante notável, aliado ao espírito aventureiro, patente nas redes sociais dele”. 

A Mateus Rosé trabalha, de igual modo, com diversos níveis de influenciadores, uma vez que procuram personalidades que espelhem os valores divertidos e jovens da empresa. Mesmo assim, João Pedro Reis destaca a visão da marca em considerar “todos os consumidores como influencers Mateus”.  

Para as várias campanhas, a marca dá total liberdade ao João e aos restantes influenciadores digitais, nacionais e internacionais, para escolherem a forma como publicitam o vinho Mateus Rosé. Mas uma coisa é certa: quando um influenciador e a marca conseguem identificar-se, o sucesso está garantido.