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Helga Saraiva-Stewart, fundadora do SalesShaker (Foto: Divulgação)

“O SalesShaker é para game changers e visionários” – Helga Saraiva-Stewart

Por: Eduarda Coelho

A quarta edição do SalesShaker, conferência de vendas B2B, decorre online no próximo dia 26 de outubro e, sob o mote “Inovação Comercial na Prática”, promove o debate acerca do futuro e da inovação na venda profissional em B2B. Dedicado a empresários, líderes e profissionais responsáveis por desenvolver negócios, a quarta edição do evento conta com um painel de oradores, nacionais e internacionais, que irão desmistificar os maiores desafios comerciais da atualidade a partir de um networking via realidade virtual. Em entrevista à PME Magazine, Helga Saraiva-Stewart, fundadora do evento, conta-nos mais sobre a mais recente edição do SalesShaker, as novas dinâmicas, informações sobre os oradores e o que se pode aprender ao participar nesta conferência dedicada às vendas B2B.

PME Magazine  – Qual é o tema principal que vai ser abordado no SalesShaker?   

Helga Saraiva-Stewart – O tema é “Inovação Comercial na Prática” porque, essencialmente, vivemos no mundo do “Mostra-me” e não do “Diz-me”. Os empresários e profissionais responsáveis por desenvolver negócio, a fim de se diferenciarem em mercados competitivos ou junto de compradores mais informados e digitais, já precisavam de se adaptar mesmo antes da pandemia. Estes dois últimos anos permitiram a transição digital do perfil do comercial, enquanto o resto da organização lida com a exigência de uma aceleração para o digital e a necessidade de inovar as suas soluções para responder a novos desafios e capturar novas oportunidades nos seus respetivos mercados, e esta não é uma tarefa fácil. O SalesShaker tornou-se o dia do ano em que empresários, profissionais e consultores contam para receber ideias, novas perspetivas e ferramentas práticas, partilhadas por líderes e influencers que lideram em relação aos seus pares, nas suas especialidades e nos seus mercados. Este ano, desafiámos cada orador e painel a dinamizar a sua sessão com respostas práticas a um desafio comercial específico, relevante à realidade da maioria das empresas que vendem B2B.  

PME Mag. –  O que podemos esperar desta edição?

H. S. S. – O SalesShaker é para game changers e visionários, e a nossa audiência já relaciona esse dia com a partilha de um novo insight e novas ideias que impactam a venda profissional e o desempenho pessoal. É a nossa assinatura, sendo o nosso foco sempre aportar valor aos participantes para que eles saiam do evento mais (e melhor) informados, inspirados e empoderados. Nesta quarta edição, vamos ter três tipos de conteúdo: o primeiro, passa por como criar as mensagens que conquistam a atenção do seu comprador, a partir de uma nova metodologia de venda baseada na transparência com o Todd Caponi; e receber novas perspetivas para atualizar a sua apresentação comercial, bem como o pitch para investidores, de Rajiv ‘RajNATION’ Nathan. Regressa, ainda, a “Voz do Cliente”, que este ano é o incrível Gonçalo Serrenho, head of procurement do Pestana Hotel Group, acompanhado por João Torneiro, visiting professor na Nova SBE e ISCTE, e criador do Client-Centricity Loop. O segundo tipo de conteúdo refere-se a como melhorar a agilidade comercial das empresas, contando com os insights de Fernando Braz, country leader Portugal da Salesforce, e de Nuno Ávila Loureiro, head of payments do Santander Portugal, com moderação de Filipe Almeida, criador do ”Cracking the Sales Code” e professor na Nova SBE. Neste sentido, três mundos colidem com a ajuda de Andrew Hough, CEO do Institute of Sales Professionals, Domingos Folque Guimarães da Comissão Europeia e Leslie Venetz da Sales Team Builder, com perspetivas firmes na certificação académica, empreendedorismo e capacitação tecnológica, respetivamente. Ainda, para garantir que realmente quebramos o status-quo, Hugo Soares, VP worlwide na Stenon, ex-Outsystems, vai dinamizar a conversa com Smart Technologies de Calgary, Canada. O Harvard Business Review chama-lhes “um exemplo da mudança radical necessária nas organizações para superar a sua miopia funcional” e os fundadores Jenna Pipchuck e Jeff Lowe juntam-se a nós. Por fim, o terceiro conteúdo foca-se em como transformar o seu desempenho pessoal. Nesta temática, contamos com Nuno Delgado e Luís Alves Monteiro, considerando que os melhores comerciais à volta do mundo partilham do mesmo mindset e disciplina que os atletas de alta performance. Por fim, acerca da temática da venda virtual e social media selling, com Dionne Buckingham-Brown da Team ITG dos Países Baixos e Tom Mallens e Sofia Rodriguez da Sandler Training UK e Miami.

PME Mag.  Numa altura em que os eventos presenciais estão de regresso, porque optaram pela realização do evento em realidade virtual?

H. S. S.   Já estávamos todos com saudades do presencial, incluindo o SalesShaker, inclusive iremos regressar ao formato híbrido em 2023. No entanto, o virtual veio para ficar e o valor está na qualidade do networking e no poder de lead-generation para a nossa audiência, que continua a crescer internacionalmente, para o benefício de quem participa. Já damos as boas-vindas a colegas no Reino Unido, Angola, Brasil, Países Baixos, Espanha, África do Sul, Finlândia, Estados Unidos da América, entre outros. Somos inovadores e diferenciadores com a plataforma online com realidade virtual, acessível gratuitamente a qualquer momento através do website SalesShaker, onde uma comunidade crescente se conecta e acede a expertise, livros e soluções. Isso é valor.

PME Mag. –  O evento deste ano traz novas dinâmicas?

H. S. S.  Para além das sessões que já mencionei, o Rajiv vai fazer uma atuação musical do seu novo álbum. Eu nunca havia visto alguém capaz de conciliar rap e vendas de forma tão criativa, apelativa e entretida. Partilhamos também os resultados do primeiro Índice de Maturidade Comercial, cocriado com o Nova SBE Sales Lab e a SHL Portugal, com participação da APCER, AON, Axians, Holmes Place, ManpowerGroup Portugal, Metlife, Sage e Savills.

PME Mag. –  Quais são as suas expectativas em relação ao evento?  

H. S. S.  Continuar a ser o evento em Portugal mais original e relevante para líderes e profissionais que desejam melhorar os seus resultados nas vendas e, desta forma, empoderar empresas que criam mais emprego, melhor valorizam os seus colaboradores, aumentam a sua produtividade e crescem o seu contributo positivo na economia nacional.