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O “Social CEO” – Porque deve estar no Linkedin e como fazê-lo com sucesso

Um dos principais rostos da empresa, o CEO, o influenciador, o líder e carismático agente mobilizador que leva a empresa mais longe, tem menosprezado a presença digital como um ativo importante da sua reputação e da imagem da empresa. 

 

Por: Pedro Caramez – Consultor de Marketing Digital / Formador / Autor de livro Linkedin

 

Sem dados concretos para a realidade portuguesa, a presença digital ainda parece longe dos CEO. A exposição digital ainda está associada em muitas cabeças a uma efetiva perda de tempo, a uma ação pouco relevante e não importante para o negócio.  

As empresas começaram a usar diversas formas de comunicação digital mas o mercado também passou a exigir ações reveladoras de transparência e credibilidade que demonstrassem o que verdadeiramente se passa por detrás do logotipo da empresa.

Os conteúdos mais valorizados começaram a envolver colaboradores da empresa que transmitem a autenticidade na proposta de valor que entregam aos clientes.  

Neste contexto, os CEO viram-me também envolvidos nesta estratégia de transparência e autenticidade. A utilização dos meios digitais por parte dos CEO passou a ser muito apreciado por todos (clientes e colaboradores) e demais stakeholders 

 

Os canais digitais à disposição do CEO são vários, com especial destaque para a rede Linkedin 

Esta concentra as atenções do público executivo que a viu como um canal mais “sério” do que outrasNo entanto, convém distinguir PERFIL em Redes Sociais de PRESENÇA em Redes Sociais. Existem hoje milhares de perfis mas que denotam pouco cuidado na informação e deixam o CEO aquém da imagem adequada.  CEO presentes são poucos!

As equipas de comunicação das empresas devem sensibilizar para este papel ativo do CEO numa verdadeira ação de CEO Branding. 

 

Esta presença no Linkedin deve ser sustentada nos seguintes pontos: 

1.       Configurações de privacidade assimiladas, corrigidas e verificadas 

2.       Perfil preenchido e atual com toda a experiência profissional do CEO 

3.       Reforço para a Utilização regular (maioritariamente via aplicativo móvel) 

4.       Desenvolvimento estratégico de contactos nacionais e internacionais para reforçar o posicionamento digital do CEO 

5.       Estratégia de Conteúdos regular que agregue valor, transmita a cultura da empresa e demonstrativa da mensagem humanizadora do CEO. Os profissionais esperam hoje conteúdo autêntico de uma verdadeira liderança aberta e transparente no meio digital.

 

O CEO pode usar o seu perfil para estabelecer autoridade, demonstrar um histórico de sucesso, apresentar a sua visão de futuro, criar confiança, dar visibilidade sobre a cultura da empresa, humanizar a empresa.  

Partilho convosco o TOP social dos CEO portugueses com presença no Linkedin.