Home / Empresas / O tempo leva as pessoas ao comércio digital?
Ricardo Wallis - CEO da MercaChefe

O tempo leva as pessoas ao comércio digital?

Mariana Barros Cardoso

Será o tempo que vai levar as pessoas a renderem-se ao comércio digital? Ainda em fase de desconfinamento social face à crise pandémica causada pela doença Covid-19, as pessoas predispuseram-se a utilizar o comércio digital. Será esta uma alternativa cada vez mais utilizada para as pessoas, num futuro próximo?

A PME Magazine falou com Ricardo Wallis, CEO & Founder da Mercachefe. A Mercachefe é uma plataforma digital de comércio grossista de empresas que vendem a empresas e que tem o primordial objetivo de devolver um modelo de mercado virtual que se equipare aos mercados presenciais. Apelidado de “espaço” de encontro entre compradores e vendedores, a empresa de retalho tem à frente Ricardo Wallis que entre outras áreas, atua há já 37 anos com a visão de ser o espaço marketplace da alimentação e rede grossista.

A MercaChefe tem já presença em Portugal e no Brasil. O CEO está há 19 anos no comércio eletrónico, tem 22 de experiência no comércio internacional e acredita que “Com o tempo as pessoas irão render-se ao comercio digital de uma forma mais massiva.”.

PME Magazine – De onde surgiu a necessidade de criar o Mercachefe?

Ricardo Wallis – A Mercachefe.pt é propriedade de uma Start-Up, a BUY IN, que em 2017 lançou uma Plataforma Digital que se chama ‘ Buy in Portugal ‘, tendo esta sido convidada para o evento WEB SUMMIT onde se destacou como um Marketplace Online de Exportação de Produtos portugueses para os Mercados Estrangeiros. A MERCACHEFE.PT fundada em 2018 vem no seguimento de uma estratégia de e-commerce por parte da BUY IN, onde neste caso permite prestar um serviço pioneiro em Portugal num regime deB2B, onde todos os produtores e grossistas de produtos alimentares pudessem desenvolver comercio digital com o CANAL HORECA, entenda-se HOteis, REstaurantes e CAfetarias.

PME Mag. – Porquê a viragem para o B2C?

R.W. – A transição para B2C dá-se precisamente na altura em que rebenta esta Pandemia do COVID-19, não obstante o fato de o CANAL HORECA  ter ficado totalmente INATIVO, mas também com o intuito de ‘colmatar’ algumas lacunas que surgiram no comercio digital, nomeadamente as Lojas on-line da grande distribuição terem colapsado com um tráfego para o qual eles não estavam preparados, não tendo capacidade de resposta na distribuição com cumprimento de prazos de entrega aceitáveis.

PME Mag. – Quais as vantagens?

R.W. – As vantagens da MERCACHEFE.PT são primeiro que tudo a qualidade do seu serviço, tanto na distribuição como no serviço pós-venda, em que dá resposta prontamente a qualquer reclamação que exista. Comprando através do nosso Marketplace os utilizadores têm acesso a preços de Revenda, com a garantia de entrega entre 24 a 48horas nas suas casas.

PME Mag. – Como estão a trabalhar o segmento empresarial nesta fase de pandemia?

R.W. – Neste caso o segmento empresarial para Nós é o Canal HORECA e esse fechou infelizmente as suas portas.

PME Mag. – Onde se diferenciam de outras plataformas de revenda?

R.W. – A MERCACHEFE.PT sendo um Marketplace online de produtos alimentares não tem concorrência em Portugal na essência do seu negócio. Nas vantagens ditamos claramente o nosso Potencial.

PME Mag. – Como podem ajudar na retoma das empresas?

R.W. – As empresas são feitas por pessoas, e sem elas não funcionam. Nós ao darmos o nosso contributo à população portuguesa facilitando as suas Vidas no que diz respeito à gestão de tempo e compras em segurança, já estamos a ajudar em muito no seu Bem-Estar e Conforto.

PME Mag. – Como podem mudar o comportamento de consumo das famílias em teletrabalho e tele-escola?

R.W. – O comércio muda, os consumidores mudam, as empresas têm de se adaptar, e o comércio eletrónico, com um excelente serviço de logística e atendimento personalizado, é a solução. Com o tempo as pessoas irão render-se ao comercio digital de uma forma mais massiva.