Por: Djeisibel Lopes
O Standvirtual, uma plataforma de compra e venda de veículos, divulgou o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, onde analisa os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel.
“No mês de julho, continuamos a verificar a tendência de recuperação no que diz respeito à oferta, com um aumento muito relevante da oferta de elétricos. Devido à situação financeira que se sente em todo o país, a procura por carros ainda está baixa, embora se verifique um interesse por compra de categorias e tipologias muito específicas, como os carros premium e de luxo, que são os que neste momento apresentam mais procura no mercado”, comenta Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.
O responsável conta que foi registada uma diminuição da procura por carros até um ano com a retoma do mercado de novos. No mês de julho, verificou-se um crescimento de 17% na oferta do total de veículos usados, no entanto, houve um decréscimo geral de 2% na procura em relação ao mesmo período de 2022.
De acordo com o relatório do Standvirtual, a dinâmica do mercado mantém-se negativa com o declínio de cerca de 15% face ao período homólogo. Quanto ao combustível, o estudo conclui que houve um crescimento de 92% da oferta de veículos elétricos premium e de 75% dos elétricos, em comparação com o ano passado.
Relativamente à procura, o maior crescimento foi notório nos elétricos premium (32%) e, nas restantes tipologias de combustível, foi registado um aumento de procura entre 1% e 6% nos carros a gasolina e elétricos, com decréscimo de 4% apenas nos veículos a diesel.
Segundo o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, os veículos acima de 30.000 euros continuam a ser os que revelam maior aumento da procura e da oferta, mas também as viaturas cujos preços variam entre 15.000 euros e 30.000 euros aumentaram neste campo face ao ano anterior. Já os veículos abaixo de 15.000 euros registaram um decréscimo.
No que se refere ao segmento e à marca, o estudo concluiu que, em julho de 2023, a procura cresceu 29% nos utilitários, 15% nos SUV e 1% nos Sedan em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto que nos restantes segmentos a procura desceu. Já a oferta aumentou particularmente nos utilitários e nos SUV, cerca de 41% e 34%, respetivamente.
As marcas mais procuradas e anunciadas durante o mês passado foram a Mercedes-Benz, a BMW e a Renault.
Para a realização do estudo, a Standvirtual baseou-se em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, que possibilitaram a análise dos indicadores do mercado automóvel no início do segundo semestre de 2023.