Home / CARREIRAS / Os pioneiros da Academia CEO Future Ready
Academia CEO Future Ready
Grupo de empresários participantes na 1ª edição do programa A (Fonte Divulgação)

Os pioneiros da Academia CEO Future Ready

Por: Redação


A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) foi o palco, esta quarta-feira, da entrega dos diplomas aos participantes da primeira edição do programa de formação “Da exportação à internacionalização”, dando origem à Academia CEO Future Ready.

Foram vinte e quatro os primeiros diplomados do programa, que começou em 17 de novembro de 2023, na Católica Lisbon, homenageados por Rui Miguel Nabeiro, presidente da CCIP; Miguel Athayde Marques, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e professor de Gestão da Católica Lisbon School of Business & Economics (CLSBE) e coordenador do programa de formação “Da exportação à internacionalização”; Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon; Margarida Ramalho, diretora executiva da Católica International Business Platform; Lídia Tarré, membro da direção da CCIP, administradora da Gelpeixe e participante no programa e João Pedro Guimarães, secretário-geral da CCIP.

Rui Miguel Nabeiro, presidente da CCIP, lembrou o profundo comprometimento da Câmara de Comércio em apoiar as “ empresas portuguesas para que o país possa criar riqueza e prosperidade em benefício de todos”.

O presidente da CCIP reforçou ainda a importância do momento que simboliza o compromisso que a Câmara tem em oferecer formações de qualidade aos empresários e associados, apoiando-os nos seus processos de crescimento e desenvolvimento.

Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon, falou da especial importância do programa, desenhado à medida das necessidades de especialização das empresas portuguesas. Adiantou que o programa da Academia CEO Future Ready é encarado como uma oportunidade de superação e que os primeiros diplomados são pioneiros de uma jornada que só começou e terá continuidade em mais níveis de formação. Finalizou o seu discurso destacando o trabalho conjunto desenvolvido com as empresas e com a CCIP no sentido de melhorar o setor empresarial português.

Margarida Ramalho, Diretora Executiva da Católica Business International Platform falou sobre os quatro grandes objetivos do programa e saudou os diplomados por se manterem ativos na aprendizagem ao longo da vida.

A intervenção de Lídia Tarré, enquanto participante no programa e membro do conselho de administração da Gel Peixe, uma das empresas que abriu as portas ao programa em uma visita guiada, destacou o orgulho que sente na realização desta parceria, por toda a resiliência e profissionalismo das partes, acreditando ser por estas vias que “capacitamos empresas e as ajudamos a voar mais alto”.

Miguel Athayde Marques fechou o painel das intervenções, partilhando com todos os presentes que “para sobrevivermos e sermos sustentáveis no futuro é hoje tempo de tomarmos decisões” e que os temas da sustentabilidade e da boa governança não têm de ser um peso para as empresas, mas sim um processo interno, mas obrigatório.

Note-se que o programa de formação teve a duração de cinco dias intensivos, incluiu a apresentação de seis casos de sucesso, três intervenções para mudança comportamental, duas visitas a empresas com Chairman e CEO (Sumol-Compal e Gel peixe), onze docentes, cinco oradores de referência. O programa contou com participantes de 17 empresas e duas associações setoriais, 14 indústrias de cinco fileiras económicas.