Os pagamentos contactless com cartões, sem código pin, vão continuar a ter o limite de 50 euros, mesmo depois da pandemia, anunciou o Banco de Portugal esta segunda-feira.
Inicialmente, os pagamentos sem contacto e sem pin só podiam ser feitos até um máximo de 20 euros, mas, com a pandemia de Covid-19, o limite subiu para os 50 euros, de forma a evitar o contacto das pessoas com os terminais de pagamentos automáticos.
Em comunicado, o Banco de Portugal sublinha que “os consumidores passaram a recorrer à tecnologia contactless em cerca de 20% das compras com cartão, praticamente duplicando o nível de utilização existente antes da pandemia”, razão pela qual a “a comunidade bancária nacional, em articulação com o Banco de Portugal e com a SIBS, decidiu, agora, tornar permanente o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN”.
Há, ainda, um limite de pagamentos consecutivos sem que seja solicitado pin de acesso.
Segundo o Banco de Portugal, “esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão e deverá ser no máximo 150 euros ou a 5 transações contactless consecutivas”.