Por: Catarina Sargento
A PagBrasil, tecnológica financeira especializada em pagamentos digitais chegou a Portugal e tornou possível para a comunidade brasileira que reside ou visita Portugal utilizar o Pix, sistema de pagamentos instantâneos amplamente adotado no Brasil, para comprar produtos e serviços.
Em comunicado, a PagBrasil explica que esta solução, chamada de Pix Internacional, foi “desenvolvida para viabilizar que comerciantes e prestadores de serviço vendam para brasileiros que estão no exterior”.
A empresa, nos últimos anos, firmou parcerias com a Wipay e a Eupago, de modo a expandir o seu produto para Portugal e Espanha. Estas parcerias têm permitido aos utilizadores fazerem transações mais simples e económicas.
A tecnológica financeira desenvolveu também o Pix Roaming que possibilita a utilização do Pix sem as taxas altas de cartão de crédito ou dinheiro físico.
Pix Internacional pode impulsionar vários setores comerciais
Em resposta à PME Magazine, Alex Hoffmann, cofundador e CEO da PagBrasil, reafirma que o “Pix Internacional em Portugal tem o potencial de aprimorar significativamente a experiência dos turistas brasileiros, ao mesmo tempo em que impulsiona o comércio local”.
Para o CEO, com o crescimento contínuo do turismo brasileiro em Portugal, essa solução pode impulsionar setores como hotelaria, gastronomia e comércio.
Contudo, a expansão do Pix para o mercado europeu não aconteceu sem desafios “técnicos, regulatórios e operacionais”. A integração desta forma de pagamento nos sistemas financeiros locais foi um dos principais obstáculos.
Foi também para isso que a PagBrasil fechou parcerias com a Wipay, Eupago e Paybyrd, o que permitiu “a liquidação em moeda local” e “a automação no repasse de valores aos comerciantes”.
Alex Hoffman afirmou ainda que “expandir o Pix para o mercado europeu representa um passo importante no compromisso da PagBrasil de conectar o consumidor brasileiro ao comércio global com a mesma simplicidade e eficiência que ele já conhece no Brasil”.
Pix Internacional é uma solução simples e instantânea
O pagamento via Pix Internacional funciona de maneira simples e instantânea. “O consumidor brasileiro escaneia um QR Code Pix disponibilizado pelo estabelecimento, ou copia o código único da transação para pagamentos online via mobile. Na sequência, o pagamento é feito em reais, com conversão instantânea da moeda, diretamente do aplicativo bancário ou da carteira digital brasileiros do consumidor”, afirma o CEO.
Com esta novidade, a PagBrasil quer transformar a experiência financeira dos brasileiros no exterior e ampliar as oportunidades de negócios entre Brasil e Europa.