Terça-feira, Abril 29, 2025
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Samsung lança projetor portátil que transforma qualquer superfície num ecrã

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A Samsung apresentou um gadget na keynote que marcou o início da feira de eletrónica de consumo, Consumer Electronics Show 2022 (CES 2022), que decorre esta semana em Las Vegas. O projeto chama-se Freestyle e é um projetor portátil e um dispositivo de entretenimento feito para ser transportado para qualquer lugar.

Segundo o website Dinheiro Vivo, o projetor portátil tem um peso de 830 gramas, com uma rotação de até 180 graus para que qualquer superfície possa tornar-se numa tela de vídeo de alta qualidade.

Este consegue ainda projetar um ecrã de 100 polegadas, contudo está ainda em pré-venda no site da Samsung para o mercado norte-americano com um valor de 899,99 dólares.

A Samsung deu destaque às iniciativas de sustentabilidade, como por exemplo, esta pretende que até 2025 as suas televisões tenham um consumo nulo de energia em standby e quer ajudar a reduzir o lixo eletrónico, de acordo com o website.

Dentro desta ideia, a marca lançou também o projeto YouMake, um centro de personalização que estará disponível no site da Samsung para que cada utilizador possa desenhar as suas tecnologias e experiências.

Farfetch abre 30 vagas para nova edição do programa “Plug-in Graduates”

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A Farfetch, plataforma tecnológica para a indústria da moda e do luxo, abriu, esta quarta-feira, as candidaturas para a nova edição do “Plug-in Graduates”. Nesta edição, o programa de estágios terá 30 vagas disponíveis para as áreas da tecnologia, produto e data e as inscrições decorrem até ao mês de março.

Em comunicado, a Farfetch refere que o programa visa receber aqueles que pretendem iniciar-se no mercado de trabalho ou que têm menos de dois anos de experiência profissional, sendo que as candidaturas podem ser feitas para as várias funções dentro das áreas de software engineering, mobile, infrastructure, security, data engineering, product management, entre outras.

Indo já na sétima edição, o “Plug-In Graduates” é o programa de estágios remunerados da Farfetch, tendo como objetivo proporcionar a recém-graduados a experiência de trabalhar numa tecnológica, em equipas multidisciplinares e em conjunto com especialistas dentro da empresa.

Para Cipriano Sousa, chief technology officer da Farfetch, “o Plug-In Graduates é o programa de estágios ideal para os candidatos com formação em tecnologia, data ou produto que pretendam iniciar a sua formação profissional. Podem fazê-lo num ambiente verdadeiramente único, integrados em equipas globais e sempre com o apoio dos mentores destacados para este projeto. Através do programa, os candidatos têm a oportunidade de perceber como é desenvolver a plataforma tecnológica líder para a moda de luxo e conhecer um pouco melhor as soluções inovadoras que fazem parte do negócio”.

O programa tem a duração de seis meses, com data prevista de arranque em abril deste ano, nos escritórios da empresa em Lisboa, Porto e Braga. Ao longo dos últimos seis anos, o Plug-In já recebeu mais de 230 estagiários e conta com uma taxa de retenção superior a 90%.

Período de isolamento de assintomáticos passa a sete dias

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De acordo com as normas esta quarta-feira atualizadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), o período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo à Covid-19 e têm doença ligeira passa a ser de sete dias.

A DGS definiu que as pessoas assintomáticas e que têm sintomas ligeiros ficam em autovigilância e não precisam de realizar teste no sétimo dia para saírem do isolamento.

Segundo a mesma, o período de isolamento será de dez dias para as pessoas que desenvolvem doença moderada e 20 dias para quem desenvolve doença grave e tenha problemas de imunodepressão.

Os assintomáticos com resultado positivo devem autoisolar-se e interromper este período apenas para a realização de teste laboratorial, podendo depois realizar testes rápidos por uma questão de prevenção.

Seguindo a norma, ficarão em autocuidados e isolamento no domicílio as pessoas que tiverem sintomas ligeiros, como febre e tosse, ausência de dificuldade respiratória, vómitos ou diarreia e se não tiverem doenças crónicas ou condições associadas a risco de evolução para doença grave.

Encargos com salário mínimo é de 600 milhões por ano

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O encargo por trabalhador com salário mínimo nacional representa um custo global adicional de 600 milhões de euros por ano, aumentando 50,3 euros em termos mensais este ano, para 991,48 euros, de acordo com a consultora BA&N.

Este ano, o salário mínimo aumentou 40 euros, para 705 euros. Segundo a análise da unidade de pesquisa da consultora, o encargo mensal para o empregador passa para 991,48 euros em 2022, sendo que em 2021 era 941,18 euros.

“É um aumento do encargo mensal com o salário mínimo nacional a 5%, traduzindo num custo para a empresa de mais de 50 euros”, afirmou a BA&N.

De acordo com a consultora, irá haver um encargo adicional de mais de 600 milhões e 500 milhões de euros recairão sobre o setor privado, já que são 110 mil trabalhadores da administração pública.

“Serão as empresas privadas a suportar praticamente 90% dos encargos extra com este aumento do rendimento mínimo decretado pelo Estado”, adiantou a consultora.

Além disso, no documento divulgado pela consultora também se pode entender que os empregadores têm de pagar 23,75% da Taxa Social Única, enquanto os trabalhadores pagam 11%.

Ao salário mínimo de 705 euros, somam-se 104,94 euros de subsídio de alimentação e mais 167,44 euros de Taxa Social Única, dando um total de 977,38 euros por mês. Ainda se somam 7,05 euros para o Fundo de Compensação do Trabalho e outros 7,05 euros para o seguro de acidentes de trabalho, totalizando 991,48 euros por mês.

“Considerando todos estes valores, num ano, as empresas terão de suportar um valor de 13.565 euros por cada trabalhador que aufira o salário mínimo nacional”, explicou a BA&N.

Tiago Pinto Leite gere serviços de saúde e farmácia da Onstrategy

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A consultora Onstrategy anunciou a criação de uma nova área “especializada em serviços de estudos e consultoria de marca para o setor de saúde e farmácia”.  Como gestor, contará com Tiago Pinto Leite, um dos seus sócios.

O gestor conta com um currículo vasto ligado ao setor farmacêutico há mais de 25 anos. Conta também com um percurso internacional na GSK – Glaxo SmithKline.

Ocupou várias posições de liderança no Reino Unido, de coordenação europeia e também de diretor-geral nos países do Adriático e, conta com uma vasta e “longa experiência em planeamento estratégico, gestão estratégica e operacional desenvolvido em contexto multicultural e de multinacional em mercados altamente complexos”, refere a empresa em comunicado.

Onstrategy é uma consultora especializada em serviços de “análise, estratégia e avaliação financeira”, fazendo parte de um conjunto de consultoras que têm certificação a nível mundial, seguindo as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).

 

 

 

Marca portuguesa cria mala e recebe dois prémios

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A marca de luxo portuguesa Ownever, recebeu agora dois prémios que destacam a sua criação mais recente: a mala 2157.

A carteira chama a atenção para a desigualdade de género e os anos que serão necessários para a eliminar. Os dois prémios arrecadados por esta marca de luxo foram “Design de Produto”, com distinção de prata, e “Responsabilidade Social/Ambiental da Empresa” com distinção de bronze, ambos atribuídos pelos Prémios Lusófonos da Criatividade.

A campanha que acompanha a mala Ownever 2157 retrata a desigualdade de género, dando enfase à desigualdade salarial que existe ainda nos dias de hoje. Esta campanha foi criada pela agência Coming Soon Lisboa e os visuais foram criados por Pedro Costa.

“Provavelmente não estarei cá quando a igualdade de género, incluindo a salarial, desaparecer, o que é muito triste. Por isso, criar esta mala com este simbolismo, foi muito importante para mim, e receber estes prémios por isso, dado ainda mais ênfase a este tema, é de facto muito recompensador”, afirmou Eliana Barros, fundadora da marca.

A mala 2157 é uma referência ao ano 2157 que, segundo as contas do Fórum Económico Mundial, marcará o fim da desigualdade de género. A marca ainda oferece, além do simbolismo, a manutenção do modelo por 136 anos ou até à extinção da desigualdade de género.

Grupo Talenter é agora Wellow Group

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O Grupo Talenter assume o nome Wellow e entra agora numa nova fase onde se apresenta com um portefólio de múltiplos setores de atividade.

A Wellow, atualmente com oito marcas comerciais, doze empresas e mais de quinze serviços, atua em três áreas de atividades distintas: recursos humanos, outsourcing e mediação.

César Santos, fundador e CEO do Wellow Group, refere que foi “na sequência da aposta na diversificação que se tem vindo a fazer nos últimos anos que os sócios acionistas consideraram que a marca Talenter já não abrangia a diversidade do negócio e até desvirtuava o seu ADN enquanto grupo, que se sentiu a necessidade de recriar uma marca capaz de agregar diversas áreas de negócio”.

O desafio do projeto de branding passou por incorporar o que cada marca tem de melhor numa nova identidade em que todos se reconheçam, além de projetar o grupo para uma nova fase de expansão dos seus negócios.

Inês Carvalho, partner & project manager da Noon Creative, agência de criação e gestão de marcas encarregue da Wellow acrescenta: “Estrategicamente apoiamos a nova entidade naquela que claramente já era a essência do grupo. A humanidade, a empatia, a abertura, a confiança, a visão, transversais às suas empresas, foram os pilares que definimos para trabalhar toda a comunicação verbal”.

 

Confiança dos consumidores e clima económico estabilizam em dezembro

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De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, os indicadores de confiança dos consumidores e do clima económico estabilizaram no mês de dezembro, mesmo perante as novas medidas para conter a pandemia Covid-19.

O indicador de confiança dos consumidores estabilizou após ter diminuído nos dois meses anteriores, já o indicador do clima económico também estabilizou em dezembro, tendo vindo a apresentar um comportamento irregular desde julho, segundo indica o INE.

“Os indicadores de confiança aumentaram em dezembro na indústria transformadora e na construção e obras públicas e diminuíram ligeiramente no comércio e nos serviços”, adianta a agência de estatísticas portuguesa.

“As expectativas dos empresários da construção e obras públicas sobre a evolução futura dos preços de venda voltaram a registar o valor máximo da série, reforçando o acentuado movimento ascendente observado desde maio”, acrescentou ainda.

O que significa que o saldo das opiniões dos consumidores relativas à evolução passada dos preços aumentou nos últimos três meses, atingindo o valor máximo desde abril de 2012.

No que concerne ao saldo das expetativas de evolução dos preços de prestação de serviços, esta também diminuiu em dezembro após os aumentos nos quatros meses precedentes, que resultaram num nível próximo do máximo da série registado em novembro de 2005.

Rendas das casas em Portugal descem 4,3% em 2021

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As rendas das casas em Portugal desceram 4,3% no ano de 2021, de acordo com os dados de dezembro do ano passado e do mês homólogo, fixando-se o preço por metro quadrado de 10,7 euros no último mês.

O índice de preços do Idealista avança que o preço de arrendamento em Lisboa caiu 1,9%, ainda que a capital de distrito continue a ser a cidade mais cara para arrendar uma casa (13,4 euros por metro quadrado).

Apesar da descida na área metropolitana de Lisboa, os preços aumentaram em Castelo Branco (20,7%), Viana do Castelo (14,3%), Faro (12,2%), Coimbra (7,6%), Funchal (7,3%), Braga (7%), Setúbal (6,7%), Leiria (5,9%), Viseu (5,8%), Santarém (4,2 euros por metro quadrado) e Aveiro (2,8%).

Na área metropolitana do Porto os preços mantiveram-se particamente iguais em 2021, registando uma subida de 0,2%, registando-se um preço por metro quadrado de 10,7 euros.

Numa análise por regiões feita pelo índice de preços do Idealista, destaca-se ainda a quebra dos preços das rendas na Região Autónoma dos Açores (-8,7%), na Área Metropolitana de Lisboa (-4%) e no Norte (-1,7%).

O Alentejo, Algarve, Região Autónoma da Madeira e Centro, registaram as maiores subidas, de acordo com o estudo.

O índice de preços imobiliários do Idealista baseia-se numa análise de preços de oferta publicados pelos anunciantes no seu portal.

Abertas candidaturas para Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022

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A Vida Imobiliária anunciou na sua página oficial que o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022 já abriu as inscrições nesta que será a décima edição. As candidaturas irão decorrer até dia 7 de fevereiro.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana faz dez anos e para celebrar a sua décima edição irá contar com o apoio das Associações e Ordens Profissionais do setor da construção e do imobiliário, entre as quais se destacam a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) e a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

Nesta décima edição o júri será composto por José Manuel Pedreirinho, antigo Presidente da Ordem dos Arquitetos; Pedro Ramalho; Manuel Reis Campos, engenheiro e Presidente da CPCI, entre outros.

Esta iniciativa tem como objetivo nomear os melhores projetos nas categorias residencial, comercial & serviços; turístico; impacto social; cidade de Lisboa e do Porto; sustentabilidade; reabilitação estrutural e restauro, de acordo com a informação da Vida Imobiliária na sua plataforma.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana reconhece desta forma os projetos de reabilitação e requalificação urbana desenvolvidos em Portugal, sendo que já foram distinguidos mais de 70 projetos desde a sua criação.