Quinta-feira, Julho 24, 2025
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Outsourcing de TI: chegou a vez das PME

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Por Rogério Canto – Senior manager de infraestruturas na Minsait, em Portugal

A externalização dos sistemas de TI era, até há pouco tempo, um dos grandes temas pendentes nas decisões estratégicas das pequenas e médias empresas em Portugal. É um facto que as organizações de maior dimensão são efetivamente as grandes precursoras da externalização dos serviços de TI em busca de ganhos em eficiência e atingindo um estágio de maturidade significativo. Ainda assim, continuam a alargar o âmbito do outsourcing, apostando cada vez mais em projetos de transformação das suas aplicações, de forma a alcançar um número cada vez mais reduzido de aplicações legacy e on-premise.

Num contexto em que a resposta aos desafios da pandemia acelerou a necessidade da digitalização das empresas, muitas PME viram-se na necessidade de delegar os seus serviços de IT a especialistas e de introduzir rapidamente soluções críticas para a continuidade dos negócios. Em muitos setores, registou-se uma adoção muito rápida de tecnologias inovadoras, tais como o check-in digital na hotelaria e nos alojamentos locais, menus com QR Code na restauração ou estratégias efetivas de e-commerce no pequeno comércio, entre outros.

O atual ritmo de mudança dos mercados e da sociedade leva as empresas e instituições a recorrer a parceiros especializados que permitem uma implementação mais rápida de novas tecnologias que apoiam e, muitas vezes, potenciam o negócio, economizando tempo e dinheiro. Em paralelo, o outsourcing permite às organizações focarem os seus colaboradores nos desafios do negócio e deixar o know-how especializado das TI com terceiros.

E esse é um caminho que as pequenas empresas terão de continuar a fazer. Não nos podemos esquecer que o acesso aos fundos europeus, a famosa bazuca do PRR, vai ser muito importante para as PME, e que o nível de sofisticação das suas plataformas tecnológicas terá um papel determinante na preparação das candidaturas. Com fortes limitações de recursos próprios, estas empresas precisam de organizar e estruturar processos de gestão e operação da sua área de TI, com uma metodologia experimentada e baseada nos principais standards e boas práticas.

O último ano e meio de pandemia veio gerar maior confiança quanto à prestação de serviços de forma remota e provar que, quer do ponto de vista de tecnologia, quer do ponto de vista de recursos humanos, não só é possível prestar serviços de qualidade, como fazê-lo de forma mais produtiva e com impacto no negócio.

A sofisticação da transformação digital vai permitir otimizar processos, melhorar a oferta de produtos e serviços e facilitar a operação comercial, em Portugal ou no mercado internacional. O outsourcing é uma ferramenta de gestão ao dispor das empresas, independentemente da sua dimensão, e as PME têm agora a porta aberta para serem escaláveis na resposta ao mercado, gerando ganhos para o seu negócio.

Efeito da pandemia nos cofres do Estado chega aos 5.844 milhões

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Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), o efeito financeiro das medidas implementadas devido à Covid-19 no Estado chegaram aos 5.844 milhões de euros em 2021.

A UTAO explicou que o impacto direto total em 2021 se divide pelas medidas que agravaram o saldo global (5.279 milhões de euros), nas medidas que constituíram despesa em ativos financeiros (131 milhões de euros) e, ainda, nas medidas com registo contabilístico extraorçamental (despesa líquida de 434 milhões de euros).

Segundo o relatório dos técnicos de apoio aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças, no ano de 2021, o cofinanciamento europeu com as medidas de prevenção à Covid-19 totalizou cerca de 760,3 milhões de euros. De realçar ainda o “apoio à economia” que representou 68,4% do esforço financeiro total do Estado para combater os impactos da pandemia, cerca de 3.999 milhões de euros.

Por outro lado, o setor da saúde representou cerca de 31,6% do investimento do Estado, rondando os 1.845 milhões de euros, e baseado principalmente para a aquisição de medicamentos, testes, vacinas e equipamentos de proteção individual (1.005 milhões de euros) e também para o reforço dos recursos humanos (597 milhões de euros).

O relatório da UTAO refere ainda que, “o saldo, mesmo sem os efeitos diretos das medidas Covid-19, continua afetado pela pandemia, através de três canais de transmissão: efeito da pandemia na economia e sua repercussão nas contas públicas, ação dos estabilizadores automáticos e efeito induzido pelas medidas de política Covid-19″.

Quatro projetos portugueses ganham prémio mundial no WSA

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Os projetos portugueses ZoomGuide, Speak, Urban Platform e CycleAI, fazem parte da lista de vencedores da mais recente edição do World Summit Awards (WSA), uma iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social.

Esta edição envolveu mais de 290 nomeações de 182 países participantes, dos quais foram escolhidos os 40 WSA Winners 2021 e WSA Young Innovators, contribuindo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em relação às empresas portuguesas vencedoras, a Speak (vencedora da categoria: Inclusion & Empowerment) é uma aplicação para telemóvel que liga migrantes, refugiados e habitantes locais, promovendo a troca de experiências linguísticas e culturais. Através da sua metodologia de aprendizagem, as pessoas não só aprendem umas com as outras, como também se conhecem, quebram barreiras e criam relações significativas de confiança e apoio, construindo uma comunidade multicultural.

A Urban Platform (vencedora da categoria: Government & Citizen Engagement) fornece aos decisores locais uma visão holística sobre o ambiente urbano inteligente foi a visão por detrás desta plataforma. Mais de metade da população mundial habita hoje nas cidades e a tendência é para crescer, pelo que as autarquias precisam de ferramentas para responder de forma adequada às necessidades e desafios populacionais, oferecendo, em paralelo, qualidade de vida.

O ZoomGuide (vencedor da categoria: Culture & Tourism) assume-se como um guia alimentado por inteligência artificial que permite aos turistas explorar cidades e lugares de importância turística ou cultural através de métodos de pesquisa inovadores. Fornece acesso a uma variedade de conteúdos multimédia, desde áudio a realidade aumentada disponível em várias línguas, e adaptado às necessidades dos vários públicos. A app permite a exploração de locais, nomeadamente interiores, como museus, simplesmente tirando uma fotografia com o telefone para aceder a conteúdos multimédia, sem necessidade de qualquer instalação de aplicação.

A CycleAI (vencedora da categoria: WSA Young Innovators e do WSA European Young Innovators) é uma solução que visa capacitar os utilizadores da micromobilidade para a sua segurança, sendo a mobilidade ativa da maior importância para as cidades sustentáveis do futuro.

Os vencedores do WSA 2021 vão agora apresentar as suas soluções no WSA Global Congress, que se realizará entre 22 e 24 de março, em formato híbrido.

Rússia retira algumas tropas da fronteira com a Ucrânia

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A presidência russa confirmou, esta terça-feira, a retirada de algumas tropas que se encontram perto das fronteiras da Ucrânia. O porta-voz presidencial russo denunciou, ainda, a “histeria ocidental” relacionada com uma possível invasão do país pela Rússia.

“Sempre dissemos que após a conclusão dos exercícios, (…) as tropas regressariam às suas guarnições originais. Isto é o que está a acontecer, este é o processo habitual”, Dmitry Peskov, citado pela agência francesa AFP.

Peskov adiantou que Moscovo tem o objetivo, no futuro, de organizar outros “exercícios em toda a Rússia”.

O porta-voz presidencial russo denunciou uma “campanha absolutamente sem precedentes para provocar tensões” da parte do Ocidente, especialmente dos Estados Unidos da América (EUA).

Algumas das tropas foram retiradas das fronteiras, porque, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, já terminaram os exercícios militares em que estiveram envolvidas.

“As unidades dos Distritos Militares do Sul e do Oeste que cumpriram as suas tarefas já começaram a carregar pessoal e equipamento nos meios de transporte ferroviário e automóvel e começarão hoje a dirigir-se para as suas guarnições militares”, disse o porta-voz do ministério, major-general Igor Konashenkov, citado pela agência russa TASS.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, anunciou na sua rede social Telegram, que a “propaganda da guerra ocidental” foi enxovalhada com o anúncio do Ministério da Defesa.

Para reiterar o comentário de Maria Zakharova, o porta-voz do ministério tutelado por Serguei Lavrov afirmou que o dia “15 de fevereiro de 2022 ficará para a História como o dia em que a propaganda da guerra ocidental falhou. Humilhada e destruída sem um único tiro disparado”.

Na sexta-feira passada, os EUA alertaram que a Rússia poderá atacar a “qualquer momento” a Ucrânia, aconselhando os seus cidadãos a sair do país.

O alerta surgiu depois de a Rússia ter colocado mais de 100 mil tropas nas fronteiras da Ucrânia para realizar uma nova invasão ao país vizinho.

A Rússia nega qualquer conflito armado, no entanto, exigiu uma promessa de que a Ucrânia nunca fará parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). O Ocidente rejeitou esta proposta, propondo em troca conversações sobre outros assuntos de segurança, tais como o controlo de armas ou visitas recíprocas a infraestruturas sensíveis.

TAP lança ponte aérea Funchal-Lisboa

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A TAP anunciou, esta segunda-feira, o lançamento da “nova ponte aérea que liga o Funchal a Lisboa. São disponibilizados cinco voos diários com os preços de ida e volta a começar nos 59 euros. A partir de 28 de março, o número de voos diários irá aumentar para sete.

Num comunicado enviado às redações, a TAP explicou que a nova ponte aérea cria um novo produto que dá aos clientes maior frequência de voos, uma grande flexibilidade na alteração das reservas no próprio dia e maior conforto, destacando-se neste aspeto o acesso dos passageiros da Ponte Aérea à fast track no aeroporto de Lisboa – um canal exclusivo para acesso ao controlo de segurança, mais rápido e cómodo – bem como a possibilidade de realizar o check-in até 45 minutos antes da partida do seu voo”.

Como forma de celebração, a companhia aérea vai, entre os dias 17 e 23 de fevereiro, disponibilizar bilhetes de ida e volta a 59 euros para as viagens entre os dias 1 de março e 30 de junho.

Beltrão Coelho avança na tecnologia e lança novo site

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A empresa portuguesa Beltrão Coelho apresentou, no passado dia 11 de fevereiro, um novo posicionamento de marca dedicado à inovação tecnológica no contexto empresarial, mantendo como foco querer ser o parceiro das empresas nas soluções para ambientes de trabalho digitais. Foi também lançado um novo site, mais intuitivo e que espelha a nova imagem da empresa.

“A mudança baseia-se na génese da Beltrão Coelho, que desde a sua criação, em 1948, tem buscado constantemente a inovação, tendo sido a representante de marcas como a Pentax, Polaroid e Casio, passando depois para a gestão de parques de impressão onde ainda hoje é o maior parceiro da Xerox em Portugal. Recentemente, apostou fortemente na robótica de serviço, criando inclusivamente uma divisão de robótica na empresa, e comercializou uma solução tecnológica para a medição da temperatura corporal que pode incorporar , simultaneamente, a função de relógio de ponto. Estas mudanças estruturais deram azo a este novo posicionamento da marca”, refere a empresa em comunicado.

“A evolução é uma constante no mundo e no setor tecnológico ainda mais. Felizmente, desde a nossa criação que temos pautado o exercício da Beltrão Coelho através da busca incessante pela inovação e foi com esse mindset que apostámos agora neste novo posicionamento de marca”, sublinha Ana Cantinho, diretora-geral da empresa.

Foi também lançado o novo site da empresa que conta com um novo visual e uma estrutura de navegação mais simples e intuitiva. Foi também, reestruturado o conteúdo do site, passando a englobar as soluções: gestão de equipamentos multifuncionais, robôs de serviço, câmara termográfica e scanners de grande formato.

Cozinha com Alma abre novo espaço em Cascais

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A Cozinha com Alma, take-away social que apoia famílias em dificuldades financeiras, vai abrir uma nova loja, em Alcabideche, no concelho de Cascais, no seguimento do seu 10.º aniversário.

“Com este novo ponto de venda pretendemos aumentar a nossa capacidade de resposta e chegar a um maior número de famílias em dificuldade. Iremos manter a loja que já temos na Pampilheira, freguesia de Cascais, mas era necessário criar uma nova alternativa que desse apoio às famílias da freguesia de Alcabideche”, sublinha Cristina de Botton, cofundadora e presidente da direção da Cozinha com Alma, citada no comunicado.

De momento, a Cozinha com Alma confeciona aproximadamente mil refeições por dia e existe uma equipa residente de 30 colaboradores e 80 voluntários que dedicam parte do seu tempo a realizar serviços nas áreas da cozinha/loja e da capacitação das famílias.

“Desde que começámos, em 2012, já apoiámos mais de 400 famílias das freguesias de Cascais, Estoril e arredores. Nos últimos dois anos, tendo em conta o período difícil que atravessámos, conseguimos apoiar mais 106 famílias, o que representa um acréscimo de 50% em relação a 2019. É muito gratificante termos conseguido dar resposta num período de enorme instabilidade e incerteza vivido por tantas famílias”, afirma Ana d’Avillez, diretora executiva da Cozinha com Alma.

A diretora executiva acrescenta ainda: “Na Cozinha com Alma, ao comprar uma refeição o cliente público geral está a contribuir para ajudar as famílias apoiadas pela Bolsa Social. Com o lucro obtido a partir das refeições vendidas ao público em geral somos capazes de subsidiar os programas de apoio e garantir a sustentabilidade da organização. A Bolsa Social da Cozinha com Alma oferece uma resposta integrada através do acesso a refeições de qualidade a um preço simbólico, assim como um plano de capacitação e acompanhamento”.

Qualquer pessoa ou família que esteja com dificuldades financeiras, com prioridade para quem tem menores no seio familiar, encontra-se em idade ativa, reside ou trabalha próximo da União da freguesias de Cascais e Estoril e da freguesia de Alcabideche, pode beneficiar da Bolsa Social, desde que não receba outro tipo de apoio alimentar.

A inauguração do novo espaço Cozinha com Alma é no próximo dia 17 de fevereiro às 17 horas, na Rua Hermenegildo Pulquério 347, Alcabideche.

Estão previstos 200 convidados, com especial destaque para a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, outros vereadores do município, como Frederico Pinho de Almeida, do presidente da Junta de Freguesia de Cascais/Estoril, Pedro Morais Soares, do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, e toda a equipa de voluntários e parceiros da organização, avança o comunicado enviado às redações.

AIP analisa medidas fiscais para as empresas na última década

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A AIP fez um levantamento das medidas tomadas na última década com implicações fiscais para as empresas onde se destacam o Código Fiscal ao Investimento e a dedução aos lucros tributáveis de todas as formas de aumento de capital social, medidas bastante favoráveis à capitalização e redimensionamento das empresas e à sua competitividade internacional.

Por outro lado, continua adiada a reforma fiscal que contempla a redução progressiva das taxas de IRC e a eliminação das derramas. Agravam-se as tributações autónomas e as contribuições extraordinárias setoriais.

De acordo com a AIP, outros pontos positivos de realçar passam pela evolução das taxas de IRC para PME e para a interioridade (em 2020, taxa de 12,5% aos primeiros 25 mil euros de matéria coletável) e, ainda, a remuneração convencional do capital social – criada em 2016, os benefícios têm vindo a ser alargados sendo, hoje em dia,  permitidas a dedução ao lucro tributável de 7% ao ano, durante 6 anos, de todas as formas de aumentos de capital social, ou seja, entradas de dinheiro, conversão de créditos – suprimentos, prestações acessórias, ou pela retenção de lucros gerados no exercício.

No lado mais negativo, o agravamento das tributações autónomas para empresas com prejuízos fiscais e para as despesas fringe benefits e aquisição de viaturas.

Programa “Women on Boards” chega ao Porto em março

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A Porto Business School e a Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI) são os parceiros oficiais da primeira edição do programa executivo “Women on Boards” realizada na região Norte. Nos dias 9, 10, 11, 24 e 25 de março, a Escola de Negócios da Universidade do Porto receberá em formato presencial as participantes deste programa executivo.

O programa visa preparar quadros femininos de empresas do setor privado, do setor público e da administração pública com potencial para integrarem órgãos de administração e de fiscalização, ou que pertençam já a estes órgãos e pretendam desenvolver competências.

“O tema da liderança feminina nas empresas sempre foi estratégico para a Porto Business School. É com muita satisfação que nos associamos a este Programa da VdA, para ajudar os quadros femininos das empresas a atingirem o seu potencial de liderança, ganhando novas competências em áreas de gestão, jurídicas e comportamentais”, refere Patrícia Teixeira Lopes, Associate Dean da Porto Business School, citada no comunicado.

Menos de 25% das pessoas com deficiência inscritas no IEFP têm emprego

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Desde fevereiro de 2018 que é obrigatório para as empresas públicas e privadas de média e grande dimensão contratarem pessoas com algum tipo de deficiência. O centro de emprego conta com mais de 13 mil pessoas com deficiência inscritas em centros de emprego, existindo apenas cerca de 3700 vagas.

De acordo com os dados mais recentes do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), as ofertas de emprego para pessoas com deficiência cresceram 65% entre 2020 e 2021, subindo o número de vagas para mais 1.469 entre os dois anos.

Dados oficiais mostram que, em 2021, o número de ofertas de emprego para pessoas com deficiência foi de 3.713, aumentado assim em relação a 2020, que contou com 2.224 ofertas de emprego.

A contratação de pessoas com deficiência passou a ser obrigatória no dia de 1 de fevereiro de 2018 e estabelece que as empresas de média e de grande dimensão têm de contratar entre 1% a 2% de trabalhadores com deficiência.

De acordo com os dados do MTSSS, em 2020, houve 2.547 pessoas com deficiência que conseguiram um emprego, tanto através de ofertas de trabalho como por autocolocações, número que aumentou para 3.463 em 2021, o que representa um crescimento de 36%

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III) Conteúdos e Responsabilidades

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A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

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Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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