Quinta-feira, Julho 17, 2025
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Reabilitação de empreendimentos na Madeira a pensar no turismo

A pandemia trouxe desafios aos empreendimentos geridos pelas Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, mas a injeção de fundos públicos regionais e a receita própria do aluguer dos espaços a privados permitiu requalificar espaços tendo em vista a retoma do turismo na região.

São quatro as Sociedades de Desenvolvimento da Madeira Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira e Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo – que, enquanto entidades públicas regionais, têm como finalidade promover e dinamizar a economia regional de forma integrada e equilibrada entre as várias zonas do arquipélago. A pandemia veio trazer desafios acrescidos, mas o foco na reabilitação de equipamentos fundamentais para o turismo da região manteve-se, contando também com o apoio do Governo Regional da Madeira.

“Nos últimos anos, sentimos esse reforço de investimento, o lançamento de algumas obras que era necessário fazer, algumas para adaptações à pandemia”, começa por expor Nivalda Gonçalves, presidente do conselho de administração das Sociedades de Desenvolvimento, em entrevista à PME Magazine.

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Heróis PME: a quarta edição já chegou!

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Já abriram as candidaturas para a iniciativa Heróis PME. Para saber mais sobre o que distingue as empresas portuguesas entrevistámos Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting.

PME Magazine (PME Mag.) Em que consiste a iniciativa Heróis PME? 

Bernardo Maciel (B. M.) Criámos o projeto Prémio Heróis PME para celebrar a coragem das empresas portuguesas, distinguir e divulgar ao público as histórias de vida de empresários e das suas empresas – exemplos de força, coragem e visão que geram emprego e riqueza para o país. Ao longo de três edições, recebemos mais de 300 candidaturas de setores de atividade como agroindústria, indústria transformadora, imobiliária, TIC ou saúde. Achámos que este era o momento para relançar o apelo adicionando novos “ingredientes”. O Prémio Heróis PME sublinha o próprio ADN da Yunit para acompanhar as PME em todo o seu ciclo de vida – do pensamento estratégico à implementação da mudança – potenciar o crescimento e inspirar os momentos para dar o salto.

PME Mag. Quais as reais mais-valias para as PME finalistas e vencedoras? 

B. M. O Prémio Heróis PME representa, em primeiro lugar, para as PME participantes um reconhecimento público da sua determinação e capacidade empresarial. É-lhes dada visibilidade e reforçada a notoriedade através da comunicação inerente à iniciativa, dos media partners e do networking criado em torno do prémio. Adicionalmente, tem um impacto interno muito forte: o esforço comum de preparação de uma candidatura promove junto dos colaboradores destas PME um maior sentimento de pertença à organização. Por outro lado, o envolvimento de todos os stakeholders (parceiros, clientes, fornecedores, comunidade local) no processo de votação das histórias também tem um efeito dinamizador dessas ligações relevante para as empresas.

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“Abertura caracteriza o líder do futuro” – Elisabete Jacinto

Foi no mundo motorizado, tanto em motas como camiões, que se notabilizou, venceu várias provas, ultrapassou desafios como o Rali Dakar ou o Africa Eco Race (este em 1º lugar), e agora transpõe as qualidades de liderança que adquiriu (e aprendeu) nas experiências por que passou para o mundo empresarial. Falamos de Elisabete Jacinto, a mais titulada piloto de todo-o-terreno em Portugal.

Em entrevista à PME Magazine, foram abordados temas como o futuro da liderança, semelhanças entre diretores de empresas e atletas de alta competição e liderança positiva.

PME Magazine (PME Mag.) Quem é a Elisabete Jacinto, fora do contexto competitivo? 

Elisabete Jacinto (E. J.) – [risos] Não sei bem o que lhe diga, mas sou uma mulher com muito dinamismo, com muita vontade de fazer coisas. Licenciei-me em Geografia e comecei por ser professora, mas, mais tarde, o desporto começou a ocupar um papel muito importante na minha vida e fui atrás do meu sonho, num desafio de ver até onde é que poderia ir. Quando percebi que podemos fazer muito mais do que aquilo que acreditamos que podemos fazer, essa convicção levou-me a enfrentar desafios cada vez maiores e mais difíceis. A competição foi um desses aspetos.

PME Mag. – Como surgiu este gosto pelas corridas e a entrada em competição?

E. J. – Foi por acaso. Comecei por tirar a carta de mota, a comprar uma mota de todo-o-terreno, com o guarda-lamas alto, depois tive a minha primeira experiência num passeio, a Ronda dos Castelos, com o meu marido e, de facto, aquilo não correu nada bem… Dos 200 quilómetros do passeio, só consegui fazer 80, mas, no final, olhámos um para o outro e dissemos: “Este é o hobby das nossas vidas, o problema é que as motas não prestam”. Então tivemos um ano inteiro fechados em casa a amealhar para comprar duas motas próprias para todo-o-terreno. Foi assim, começámos a fazer passeios pelo Alentejo com um grupo de amigos, até que um dia um deles decide fazer uma prova de competição e desafia todos os outros e, claro, no meio do entusiasmo de toda a gente, pus-me completamente fora do grupo porque achei que não era algo que estivesse ao meu alcance, mas os meus amigos começaram-me a dizer: “Não, tu tens de vir, há outras raparigas, tu sabes andar e tens de vir connosco”. E eu dizia: “Não é possível, não vou ser capaz, porque eu ando 50 quilómetros atrás de vocês ao fim de semana, como é que vou fazer 300 numa prova?”. E eles insistiam, ao ponto de esta insistência ter funcionado para mim como um voto de confiança. Dei comigo a pensar: “Será que sou capaz?”. Fui fazer essa primeira prova, o Grândola 300, lembro-me que, passados 100 quilómetros, já não me conseguia mexer em cima da mota, cheia de dores no corpo, só cerrava os dentes e pensava: “Tenho que chegar ao fim”. Não consegui chegar ao fim, mas se fossem perguntar quem era a pessoa mais feliz daquela competição, não era o rapaz que tinha ganho, era eu que tinha desistido porque ali percebi uma coisa que já andava desconfiada: é que somos muito mais capazes do que aquilo que acreditamos que somos e percebi que era capaz de fazer mais coisas, era mais forte do que aquilo que pensava. Aí ficou aquela paixão pelo todo-o-terreno e pela competição. A partir daí, vim para casa completamente obcecada pela ideia, sempre a perguntar a mim própria: “Como é que eu arranjo dinheiro? Físico? Como ganho técnica? Como me preparo?”. A partir daí, fiz todas as provas que vieram a seguir ao longo de vários anos.

Veja aqui o vídeo da entrevista:

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Não existe liderança sem pessoas

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Por: João Carreira

Já dizia o ditado, é dando que se recebe. E é disso que se trata a primeira edição da PME Magazine de 2022: liderança inclusiva. 

O mundo está em constante mudança e a forma de liderar não é exceção. Hoje, tem-se adotado um método cada vez mais inclusivo de liderar, o que, na maioria dos casos, se traduz em melhores resultados para as empresas, devido a um ambiente de trabalho mais positivo. 

Fala-nos disso Elisabete Jacinto, figura de capa da revista, enquanto nos conta o seu vitorioso percurso nas corridas até ao mundo empresarial. Neste sentido, falámos também com a Noocity, startup que instala hortas corporativas com o intuito de mudar a forma de relacionamento nos locais de trabalho e de melhorar a sustentabilidade das empresas. 

Conhecemos a estratégia de internacionalização da Benamôr, quisemos saber mais sobre a portuguesa Critical Software que criou uma parceria com a BMW, formando-se assim a Critical Techworks que pretende liderar a transformação tecnológica da marca automóvel alemã e com falámos com a Nevaro sobre a sua aplicação Holi, uma caixa de ferramentas de estratégias de gestão, baseadas na psicologia positiva. 

Oferecemos ainda uma viagem pelo interior da Web Summit onde estivemos à conversa com várias empresas, nomeadamente no setor da educação. Educação que foi também tema de conversa com Tim Vieira, criador da Brave Generation Academy. 

Acompanhe-nos nesta jornada. 

Boas leituras e bons negócios!

Veja o vídeo da edição:

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Mercadona abre novo armazém na Póvoa de Varzim

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A Mercadona, cadeia espanhola de supermercados, aumentou a capacidade de armazenamento do bloco logístico da Póvoa de Varzim com a criação de um novo armazém com 12.000 metros quadrados, adjacente ao já estava em funcionamento desde 2019, num investimento adicional de 24,5 milhões de euros, de acordo com o comunicado enviado às redações.

O novo armazém passa a “armazenar as frutas e legumes que diariamente saem para os supermercados”, refere a cadeia em comunicado, e conta, ainda, com uma área destinada à gestão de embalagens de cerca de 3.000 metros quadrados, fruto do modelo de logística sustentável que a Mercadona pratica em colaboração com a Logifruit, fornecedor de serviços logísticos especialista na gestão de embalagens reutilizáveis.

O bloco logístico da Mercadona na Póvoa de Varzim emprega, atualmente, 350 pessoas, das quais 20 foram contratadas para dar resposta a este novo projeto de ampliação, sendo que a empresa continua com processos de recrutamento em aberto, através do seu portal de emprego, acrescenta o comunicado da Mercadona.

Carlos Lopes, diretor do bloco logístico da Póvoa de Varzim, sublinha: “Estamos muito orgulhosos com a expansão do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, que representou, além da criação de mais emprego local, uma grande aposta na garantia de melhor serviço às nossas lojas, tendo em conta as necessidades dos “Chefes” (clientes). Acreditamos que esta é uma evolução natural para respondermos às necessidades de expansão em Portugal e esperamos que com o reforço da rede logística continuemos a assegurar a satisfação dos portugueses que escolhem diariamente a Mercadona como o seu supermercado de confiança.”

 

AMRR apresenta 11 novas medias para ajudar comércio a retalho e restauração

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A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) deu a conhecer 11 novas medidas para ir ao encontro das dificuldades no setor do comércio a retalho (não alimentar) e no setor da restauração.

As medidas passam pela redução temporária do IVA, pagamento a prestações das contribuições para a Segurança Social, redução da taxa de IRC, fim do pagamento especial por conta, regresso da possibilidade de os setores do retalho não alimentar e restauração voltarem a beneficiar de moratória de créditos, introdução de linhas de crédito garantidas pelo Estado e, ainda, a reivindicação de um apoio estatal para compensar o aumento dos custos energéticos, entre outras.

A AMRR realizou, ainda, um inquérito junto dos seus associados, num total de 3500 espaços comerciais e de restauração, que revelou uma quebra de 28,6% do volume de negócios do comércio a retalho não alimentar e restauração, em comparação com 2019. Se comparar 2021 com 2020, verifica-se uma quebra ainda mais elevada, de 37,6%, revela o comunicado enviado às redações.

“Estes números confirmam os dois anos absolutamente devastadores para o comércio a retalho não alimentar e para a restauração. A estes setores tem sido pedido para fazer um esforço e um sacrifício para defesa da saúde pública e do bem comum. Mas importa que não sejam deixadas para trás e que haja uma verdadeira distribuição de sacrifícios na nossa sociedade. As onze medidas que apresentamos são absolutamente necessárias e acreditamos que serão bem atendidas pelos vários partidos políticos”, refere Miguel Pina Martins, presidente da AMRR, citado no comunicado.

 

Apenas 46% das empresas em teletrabalho no início de 2022

Segundo um estudo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e da unidade Marketing Future Lab do ISCTE, apresentado esta segunda-feira, somente 10% das empresas que foram ouvidas para o estudo (423 empresas) tinham todos os trabalhadores em teletrabalho e cerca de 36% apenas tinha uma parte dos trabalhadores em teletrabalho.

No entanto, a maior fatia, 54% das empresas, não tinha nenhum colaborador a trabalhar em teletrabalho.

Neste estudo 48% da amostra diz respeito a empresas de atividade industrial e do setor da energia, já o comércio tem uma percentagem de 23% e outros serviços 12%.

Medidas de combate à pandemia não alteram crescimento, diz Leão

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O ministro das Finanças, João Leão, afirmou que as medidas que foram impostas para o combate à pandemia “não alteram a previsão” do crescimento económico de Portugal de aproximadamente de 4,8%.

“Portugal conseguiu resistir bastante bem a esta fase da pandemia e não tivemos de impor medidas com grande impacto na economia e, portanto, espera-se que o valor de 4,8% [de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)] previsto pelo Governo seja alcançado”, avançou o ministro de Estado e das Finanças aos jornalistas portugueses em Bruxelas.

O ministro das Finanças acrescenta ainda que: “Tivemos de tomar algumas medidas de caráter orçamental para reforçar mais o SNS e mais despesas na área da Saúde e, em particular, em testes de covid-19 muito abrangentes em Portugal, mas em relação às perspetivas sobre crescimento económico esperamos que se chegue aos 4,8%”

Durante o seu discurso, o ministro abordou o tema da dívida pública, dizendo que vai haver uma redução histórica, de 135% para 127%. Sobre o défice adiantou que: “também vai ficar ligeiramente abaixo do previsto e, pela sexta vez, o Governo vai cumprir as metas orçamentais previstas, o que é fundamental para a credibilidade e para as condições de financiamento do país”.

De acordo com o Orçamento de Estado (OE) para 2022, o governo previu que a economia portuguesa iria crescer 4,8% em 2021 e em 2022 5,5%.

O défice público deverá ficar nos 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 e em 2022 irá descer até aos 3,2%, e a taxa de desemprego irá diminuir para os 6,5% em 2023, “atingindo o valor mais baixo desde 2003”, de acordo com a proposta o Orçamento de Estado previsto para 2022.

Já a dívida pública da economia de Portugal será reduzida para 126,9% do PIB no ano presente e 122,8% em 2023.

Referência nacional do setor dos vinhos otimiza gestão com tecnologia PRIMAVERA

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O Grupo Abegoaria, que produz um vasto portefólio de vinhos, azeites, enchidos e queijos, atravessa fase de profunda transição digital, sustentando toda a estratégia de digitalização dos processos de negócio nas soluções de gestão PRIMAVERA.

São marcas que para os amantes de vinho não passam certamente despercebidas: Portal de São Braz, Piteira, Maria Ana, Granja Amareleja, Abelharuco ou Fonte da Perdiz. Estes são apenas alguns exemplos, mas poderiam ser muitos outros, pois o portefólio produzido pelas 15 empresas do grupo Abegoaria é extenso e não se cinge a uma região.

O grupo produz dezenas de marcas conceituadas de vinho das várias regiões demarcadas, desde o Alentejo, ao Minho, passando pelo Douro, Lisboa, Tejo ou Dão, estando prevista para breve produção de vinhos das regiões do Algarve e dos Açores. Mas nestas empresas produzem-se paladares daqueles que apelam à portugalidade, por isso, não faltam os azeites, os enchidos ou os fumados, sabores que chegam aos quatro cantos do mundo.

Vinho de Talha José Piteira, produzido pelo Grupo Abegoaria (Foto: Divulgação)

Com um forte crescimento em 2021, perspetiva-se que o novo ano traga grande aceleração do volume de negócios, particularmente após a recente aquisição da Vidigal Wines, especialista na produção de vinhos da região de Lisboa, que exporta cerca de 90% da sua produção.

Com o negócio a crescer, o grupo está a apostar em tecnologia que garanta solidez dos dados e rapidez de acesso à informação de negócio.

Informação financeira num tablet, sempre à mão

O nível de exigência é elevado e a informação tem de acompanhar esse rigor. Por isso, foi desenvolvida uma aplicação ágil que vai beber os dados ao ERP PRIMAVERA e apresenta uma radiografia completa dos parâmetros que se pretende analisar ao minuto.

No fim do dia, precisamos de saber quanto gastamos, quanto ganhamos e quanto lucramos. Através das soluções PRIMAVERA e dos suportes adicionais conseguimos ter uma visão detalhada de todas as variáveis financeiras, seja de custos seja de proveitos, e como é que elas contribuem para o consolidado”, explicaManuel Bio, CEO do grupo Abegoaria.

Manuel Bio, CEO do Grupo Abegoaria (Foto: Divulgação)

Para obter essa informação, em cima do ERP PRIMAVERA, complementado pela solução de reporting PRIMAVERA Office Extensions, foi desenvolvido um agregado de informação através do qual é possível visualizar ao minuto informação integrada sobre todo o grupo. “Neste momento, num tablet a administração consegue ver as vendas das empresas e o status quo de cada uma das empresas ao minuto, em termos de vendas e suas contas correntes com clientes e fornecedores, tudo numa única aplicação”, destaca o diretor de sistemas de informação Marco Sequeira.

Para aumentar ainda mais a capacidade de análise de informação financeira, neste momento, está em curso o desenvolvimento de uma aplicação de PNL (profit and loss) alimentada pelo ERP PRIMAVERA, que permitirá ao board ter informação precisa ao minuto sobre todos os custos e proveitos das diversas empresas do grupo.

Uma solução desenhada à medida das necessidades de gestão

O ERP PRIMAVERA é o pilar central de gestão do grupo desde 2014, mas desde então o sistema foi sendo modelado exatamente à medida das necessidades de um grupo com muitas empresas, diversas atividades e elevada complexidade.

Encontramos no ERP PRIMAVERA a base sólida sob a qual contruímos um fato à medida das especificidades do negócio do grupo, o que nos permite agora extrair, moldar e cruzar dados à medida das nossas necessidades. Montamos um cubo e desse cubo tiramos a informação o mais detalhada possível”, explica o responsável de sistemas.

Marco Segueira, diretor de sistemas de informação do Grupo Abegoaria (Foto: Divulgação)

Informação integrada, desde a produção à venda

São centenas de rótulos, mais de 20 milhões de litros de vinho colocados no mercado interno e externo todos os anos, além da transformação de mais de 8 milhões de quilos de azeite, além de enchidos e fumados.

Tudo isto é controlo no ERP PRIMAVERA, desde a compra de matéria-prima, passando pela transformação, embalamento até à distribuição, com total rastreabilidade.

Temos um negócio muito verticalizado, não podemos facilitar. Quando há um problema nós temos de saber a origem do problema e hoje conseguimos ir exatamente à parcela/lote onde está a origem do problema. O sistema da PRIMAVERA permite-nos ir para trás e encontrar essa informação com todo o rigor”, destaca o CEO do grupo, Manuel Bio.

Solidez da informação é fator-chave de sucesso

Num grupo que trabalha para a certificação e que recentemente integrou uma nova empresa que detém a rara certificação internacional IFS FOOD, atribuída pelo Bureau Veritas, a rastreabilidade é absolutamente decisiva. Mas não menos importante é o rigor da informação de apoio à decisão.

Por essa razão, desde 2014 que o grupo se encontra em profundo processo de transição digital, sempre com o mesmo alicerce – o ERP PRIMAVERA.

Desde 2014 que gerimos todo o negócio assente em PRIMAVERA, é neste ERP que está o motor que gera toda a informação de suporte à gestão, desde uma visão mais global e consolidada de grupo até uma visão micro de determinado componente de um produto, integrando informação proveniente de vários sistemas, desde sistema da produção, até sistema de GS1, passando por um sistema de picking e estamos seguros de que a integração é sólida”, acrescenta o diretor de sistemas de informação.

Com uma caminhada digital que já dura há vários anos, ainda há vários projetos de evolução digital pela frente. Neste momento, o Grupo Abegoaria está a eliminar a circulação de papel entre as 15 empresas do grupo, através de uma solução de gestão documental e para inícios de 2022 está já pensada a migração para a mais recente versão das soluções PRIMAVERA. 

Conheça em pormenor este caso de sucesso de transição digital com as soluções de gestão PRIMAVERA.

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Unit4 está à procura de 70 pessoas para área financeira

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A Unit4, empresa do setor tecnológico com escritórios em Lisboa, quer aumentar a sua atividade em Portugal e tem 70 vagas destinadas a profissionais da área financeira.

“O objetivo da nossa equipa é fornecer soluções de software altamente intuitivas, especificamente concebidas para organizações centradas em pessoas e serviços para que possa libertar o tempo do seu pessoal para este se concentrar em trabalho mais significativo e de alto valor”, relata Gordon Stuart, CFO da Unit4.

Apesar da Unit4 ter equipas espalhadas por todo o mundo, Gordon Stuart afirma que Portugal continua a ser um investimento estratégico e, por essa razão, “faz todo o sentido” continuar a aumentar a operação no país.

O diretor diz, também, que a empresa “já tem muitos anos de experiência a colaborar com organizações líderes em Portugal”.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

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Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

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Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

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6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

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Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

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-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

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O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

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Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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