Home / MARCAS PMEmag / Referência nacional do setor dos vinhos otimiza gestão com tecnologia PRIMAVERA
grupo Abegoaria1 tecnologia primavera
Grupo Abegoaria produz dezenas de marcas de vinhos (Foto: Divulgação)

Referência nacional do setor dos vinhos otimiza gestão com tecnologia PRIMAVERA

Conteúdo Patrocinado

O Grupo Abegoaria, que produz um vasto portefólio de vinhos, azeites, enchidos e queijos, atravessa fase de profunda transição digital, sustentando toda a estratégia de digitalização dos processos de negócio nas soluções de gestão PRIMAVERA.

São marcas que para os amantes de vinho não passam certamente despercebidas: Portal de São Braz, Piteira, Maria Ana, Granja Amareleja, Abelharuco ou Fonte da Perdiz. Estes são apenas alguns exemplos, mas poderiam ser muitos outros, pois o portefólio produzido pelas 15 empresas do grupo Abegoaria é extenso e não se cinge a uma região.

O grupo produz dezenas de marcas conceituadas de vinho das várias regiões demarcadas, desde o Alentejo, ao Minho, passando pelo Douro, Lisboa, Tejo ou Dão, estando prevista para breve produção de vinhos das regiões do Algarve e dos Açores. Mas nestas empresas produzem-se paladares daqueles que apelam à portugalidade, por isso, não faltam os azeites, os enchidos ou os fumados, sabores que chegam aos quatro cantos do mundo.

Vinho de Talha José Piteira, produzido pelo Grupo Abegoaria (Foto: Divulgação)

Com um forte crescimento em 2021, perspetiva-se que o novo ano traga grande aceleração do volume de negócios, particularmente após a recente aquisição da Vidigal Wines, especialista na produção de vinhos da região de Lisboa, que exporta cerca de 90% da sua produção.

Com o negócio a crescer, o grupo está a apostar em tecnologia que garanta solidez dos dados e rapidez de acesso à informação de negócio.

Informação financeira num tablet, sempre à mão

O nível de exigência é elevado e a informação tem de acompanhar esse rigor. Por isso, foi desenvolvida uma aplicação ágil que vai beber os dados ao ERP PRIMAVERA e apresenta uma radiografia completa dos parâmetros que se pretende analisar ao minuto.

No fim do dia, precisamos de saber quanto gastamos, quanto ganhamos e quanto lucramos. Através das soluções PRIMAVERA e dos suportes adicionais conseguimos ter uma visão detalhada de todas as variáveis financeiras, seja de custos seja de proveitos, e como é que elas contribuem para o consolidado”, explicaManuel Bio, CEO do grupo Abegoaria.

Manuel Bio, CEO do Grupo Abegoaria (Foto: Divulgação)

Para obter essa informação, em cima do ERP PRIMAVERA, complementado pela solução de reporting PRIMAVERA Office Extensions, foi desenvolvido um agregado de informação através do qual é possível visualizar ao minuto informação integrada sobre todo o grupo. “Neste momento, num tablet a administração consegue ver as vendas das empresas e o status quo de cada uma das empresas ao minuto, em termos de vendas e suas contas correntes com clientes e fornecedores, tudo numa única aplicação”, destaca o diretor de sistemas de informação Marco Sequeira.

Para aumentar ainda mais a capacidade de análise de informação financeira, neste momento, está em curso o desenvolvimento de uma aplicação de PNL (profit and loss) alimentada pelo ERP PRIMAVERA, que permitirá ao board ter informação precisa ao minuto sobre todos os custos e proveitos das diversas empresas do grupo.

Uma solução desenhada à medida das necessidades de gestão

O ERP PRIMAVERA é o pilar central de gestão do grupo desde 2014, mas desde então o sistema foi sendo modelado exatamente à medida das necessidades de um grupo com muitas empresas, diversas atividades e elevada complexidade.

Encontramos no ERP PRIMAVERA a base sólida sob a qual contruímos um fato à medida das especificidades do negócio do grupo, o que nos permite agora extrair, moldar e cruzar dados à medida das nossas necessidades. Montamos um cubo e desse cubo tiramos a informação o mais detalhada possível”, explica o responsável de sistemas.

Marco Segueira, diretor de sistemas de informação do Grupo Abegoaria (Foto: Divulgação)

Informação integrada, desde a produção à venda

São centenas de rótulos, mais de 20 milhões de litros de vinho colocados no mercado interno e externo todos os anos, além da transformação de mais de 8 milhões de quilos de azeite, além de enchidos e fumados.

Tudo isto é controlo no ERP PRIMAVERA, desde a compra de matéria-prima, passando pela transformação, embalamento até à distribuição, com total rastreabilidade.

Temos um negócio muito verticalizado, não podemos facilitar. Quando há um problema nós temos de saber a origem do problema e hoje conseguimos ir exatamente à parcela/lote onde está a origem do problema. O sistema da PRIMAVERA permite-nos ir para trás e encontrar essa informação com todo o rigor”, destaca o CEO do grupo, Manuel Bio.

Solidez da informação é fator-chave de sucesso

Num grupo que trabalha para a certificação e que recentemente integrou uma nova empresa que detém a rara certificação internacional IFS FOOD, atribuída pelo Bureau Veritas, a rastreabilidade é absolutamente decisiva. Mas não menos importante é o rigor da informação de apoio à decisão.

Por essa razão, desde 2014 que o grupo se encontra em profundo processo de transição digital, sempre com o mesmo alicerce – o ERP PRIMAVERA.

Desde 2014 que gerimos todo o negócio assente em PRIMAVERA, é neste ERP que está o motor que gera toda a informação de suporte à gestão, desde uma visão mais global e consolidada de grupo até uma visão micro de determinado componente de um produto, integrando informação proveniente de vários sistemas, desde sistema da produção, até sistema de GS1, passando por um sistema de picking e estamos seguros de que a integração é sólida”, acrescenta o diretor de sistemas de informação.

Com uma caminhada digital que já dura há vários anos, ainda há vários projetos de evolução digital pela frente. Neste momento, o Grupo Abegoaria está a eliminar a circulação de papel entre as 15 empresas do grupo, através de uma solução de gestão documental e para inícios de 2022 está já pensada a migração para a mais recente versão das soluções PRIMAVERA. 

Conheça em pormenor este caso de sucesso de transição digital com as soluções de gestão PRIMAVERA.

Conteúdo Patrocinado